CidadesDestaque 1

Prefeitura realiza Ação Educativa e Promoção de Saúde na cadeia de Bonito de Santa Fé

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé, realizou na última quinta-feira, (04), uma Ação Educativa e Promoção de Saúde na Unidade Prisional de Bonito de Santa Fé que tem como público apenados do sexo masculino. Os serviços foram ofertados pela Secretaria de Municipal de Saúde do Município, com os apoios da Coordenação de Atenção Básica e a Coordenação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e uma equipe de Multiprofissionais.

Durante a intervenção na cadeia aconteceu diversas atividades, iniciando com a mediação das profissionais do NASF-AB, a Psicóloga e Coordenadora do Núcleo Milena Diniz, a Fisioterapeuta Walleria Rodrigues e a Educadora Física Jacielle Ferreira, neste momento foram desenvolvidas atividades reflexivas acerca de questões biopsicossoais dos sujeitos em situação de cárcere e, posteriormente, a Fisioterapeuta e Educadora falaram sobre a importância dos exercícios físicos para auxiliar na qualidade de vida e demonstraram técnicas de alongamento que poderiam ser executadas dentro aquele âmbito.

Seguidamente, as Equipes de Atenção Básica, coordenada pela Enfermeira Madêline Lacerda, deram início a uma série de coleta de exames com testes rápidos de Glicemia, HIV, Hepatite, Sífilis, avaliação da Pressão Arterial, consultas Médicas e Odontológicas, contando com o auxílio e o trabalho das Enfermeiras Adenusca e Edjane, a Técnica de Enfermagem Marinalva, a Médica Doutora Liz Magalhães, a Recepcionista Cilene, a Agente Comunitária de Saúde Priscile Juliana, a Odontóloga Cristina Carvalho e a Agente de Saúde Bucal Luzimagna. Após as ações em Saúde, a Secretaria de Saúde proporcionou um lanche para finalizar as atividades na Cadeia. Na decorrência das atividades no sistema prisional se envolveram os Apenados, os Agentes de Segurança e o Corpo de Polícia Militar que estava de plantão.

A Psicóloga e Coordenadora do NASF-AB, Milena Diniz enfatizou: “Nós, profissionais de saúde, assim como a Secretaria Municipal de Saúde, preocupa-se em promover saúde em todos os contextos e para todos os públicos, entendemos que existe a necessidade de desenvolver ações que visem o bem-estar e a qualidade de vida dos sujeitos, em quaisquer situação sem distinção”.

O diretor da Cadeia Pública, Dôglas Sousa Ramalho, acrescentou: “O trabalho realizado pela Secretaria de Saúde Municipal, executado na Unidade Prisional de Bonito de Santa Fé foi de suma importância, pois ofereceu um dia diferenciado voltado à Assistência a Saúdeda população reclusa e profissionais que trabalham no local, tendo um caráter preventivo e curativo.Espero que posteriormente tenhamos outras ações como essas realizadas na Unidade Prisional”.

A Coordenadora da Atenção Básica, Madêline Lacerda finalizou: “Foi uma ação gratificante, pois podemos ofertar um dia diferenciado a estes cidadãos que por muitas vezes são esquecidos, promovendo prevenção e promoção à saúde com uma equipe Multiprofissional, a qual agradeço que se dispuseram prontamente para a realização desta ação”.

Por Assessoria

Deixe uma resposta