Destaque 1Paraíba

Paraíba entre os nove estados do Brasil que mais reduziram assassinatos, diz ‘O Globo’

A redução de assassinatos na Paraíba foi destaque no cenário nacional, com a publicação de ‘O Globo’, divulgada nesta segunda-feira (1). O texto afirma que a Paraíba segue na contramão do crescimento de homicídios no país, junto com outros oito estados da federação: Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí e São Paulo.

- PUBLICIDADE -

Na matéria, ‘O Globo’ também frisa que a Paraíba é um exemplo elucidativo de que o combate à violência não se resume à repressão, mas também abrange a prevenção. É dado como exemplo a tomada de medidas que levaram ao aumento da apreensão de armas, com a aprovação da Lei 9.708/2012, que bonifica os agentes de Segurança Pública pela retirada desse material das ruas, e da realização de um levantamento para saber os tipos de crimes mais cometidos e onde eles ocorrem, que permite concentrar esforços nessas áreas.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que os resultados no Estado são fruto de ações integradas, de prevenção e repressão qualificadas das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. “A diferença é que a Paraíba tem reduzido o número de assassinatos ano a ano, por sete anos consecutivos. E já no início de 2019, alcançamos os melhores números da história do Programa Paraíba Unida pela Paz, com 11% de redução apenas no mês de fevereiro e 28% de redução em relação ao 1º bimestre do ano, no qual houve 162 assassinatos, contra 225 no mesmo período do ano passado. Também alcançamos redução das mortes de mulheres, diminuindo 70%. Foram 23 casos de mulheres vítimas de homicídios em janeiro e fevereiro de 2018 e sete ocorrências nesses mesmos dois meses, este ano. Em março, estamos finalizando a consolidação dos números, também na expectativa de redução”, explicou.

De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da pasta, em 2010 a Paraíba registrou 1.563 homicídios em território paraibano. No ano de 2018, esse número chegou a 1.210 casos, o que significou uma redução acumulada de 32% na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em oito anos.

Apreensão de armas – Desde 2011, 23.907 armas de fogo foram apreendidas pelas forças de segurança da Paraíba. No primeiro bimestre deste ano, 633 revólveres, pistolas, espingardas, entre outros armamentos foram retirados de circulação.

Deixe uma resposta