Destaque 1Paraíba

Ministério Público e Governo Federal discutem Transposição do Rio São Francisco

- PUBLICIDADE -

Durante uma audiência, o Ministério Público da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte em conjunto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, discutiram a importância da conclusão das obras do Rio São Francisco. Um projeto que vise a manutenção do sistema de bombeamento das águas após a entrega da obra total aos Estados, também foi assunto do encontro.

Procuradores de Justiça e representantes do Governo Federal compareceram à audiência e debateram as obras que beneficiam o Sertão, com a garantia do ministro de que elas serão concluídas ainda este ano.

Entretanto, o principal assunto foi o recebimento das obras pelas gestões estaduais que precisarão assumir as despesas com a energia elétrica necessárias para o bombeamento da água.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico, explicou: “como os custos são elevados e os governos estaduais sinalizam que não teriam como arcar, sem repassar aos consumidores finais, ficou definido que o Ministério do Desenvolvimento iria discutir com os governadores dos Estados uma forma para reduzir os custos ou outra uma alternativa para viabilizar essa questão, porque os Estados do Nordeste não tinham condições de arcar com as despesas. Uma das formas pode ser a produção de energia solar.”

O Governo Federal vai analisar as alternativas e serão debatidas com os governos dos quatro Estados em questão.

Portalt5

Deixe uma resposta