Cidades

Agricultores temem mais uma seca cruel em São José de Piranhas

noticia Nordeste conta com projeto pioneiro de monitoramento da seca

- PUBLICIDADE -

Passados mais de dois meses do ano de 2019, as previsões de chuvas ainda não corresponderam com a realidade esperada pelos agricultores que dependem de uma boa quadra chuvosa para garantir água para o consumo e a criação de animais.

Neste sábado de carnaval a reportagem conversou com “profetas da chuva”, homens experientes que observam as mudanças no tempo e na natureza para prever chuva no Sertão. E se depender das previsões empíricas, a quadra chuvosa não será das melhores.

Até este dia 2 de março, a soma das precipitações do ano no município de São José de Piranhas era de 166,6 milímetros, conforme dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA). A maioria dos municípios do Sertão também se encontra nessa situação, pouca chuva para a época do ano.

A previsão para este domingo (03), segundo a AESA, é que o tempo deverá permanecer instável e favorável à ocorrência de chuvas em algumas áreas do estado da Paraíba. Para o Sertão e Alto Sertão o dia será com nebulosidade variável com ocorrência de chuvas localizadas.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta