Cotidiano

Frente Brasil Popular protesta contra Reforma da Previdência no Carnaval em Sousa

- PUBLICIDADE -

O Comitê da Frente Brasil Popular de Sousa-PB, participou quarta-feira (27), da abertura do carnaval realizada pelo Bloco Mil Caretas do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Sousa. Os membros da Frente Brasil, levaram fantasias e cartazes protestando contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo federal, que foram expostos pelas ruas do trajeto ao som de muito frevo e com muita animação. O percurso teve início na Praça do Cemitério e terminou no Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

Participaram do protesto o sindicalista, bancário e articuladorda Frente Brasil Popular de Sousa-PB, Carlos Guedes, subprocuradora da Prefeitura Municipal de Sousa, advogada Luci Gomes de Sena, membro do Partido Comunista do Brasil (PC do B) do Movimento de Mulheres, professora, TarciaCamila Gonçalves de Oliveira, ativista social e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Clariça Ribeiro, estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Sousa e trabalhadores.

Fazem parte da Frente Brasil Popular de Sousa-PBo Sindicato dos Comerciários, dos professores municipais, Consulta Popular, Sindicato dos Professores Municipais,Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e União Brasileira de Mulheres.

A PEC da reforma de Bolsonaro impede o acesso e reduz o valor dos benefícios ao estabelecer a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens, 62 para as mulheres e aumenta o tempo de contribuição de 15 para 20 anos, além de retirar da Constituição Federal o sistema de Seguridade Social brasileiro.

A CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, intersindical Luta e Organização, CSP-Conlutas, Intersindical-Central da Classe Trabalhadora, CGTB e NCST decidiriam, em reunião terça-feira (26), em São Paulo, realizar, em 22 de março, um Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa daPrevidência. A mobilização, segundo os sindicalistas, é um aquecimento rumo a uma greve geral em defesa das aposentadorias.

“A Reforma da Previdência Social proposta pelo governo Bolsonaro vai tirar da Constituição da Repúiblica a regra que determina o reajuste anual das aposentadorias de acordo com inflação para os benefícios pagos a aposentados e pensionistas da iniciativa privada e do setor público. Hoje em dia a legislação previdenciáriacumpre o comando constitucional e garante a reposição dos benefícios por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), tanto dos servidores – parágrafo 8º do artigo 40 -, quanto dos trabalhadores da iniciativa privada – parágrafo 4º do artigo 201 da Constituição Cidadã “, disse o sindicalista Carlos Guedes.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Deixe uma resposta