CidadesDestaque 2

Ministério Público, Escolas e pais discutem em Audiência Pública a importância da família na vida escolar, em Poço Dantas

A 3ª Promotoria de Justiça de Sousa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poço Dantas, realizaram segunda-feira (25) de fevereiro, às 9h30, no Centro Turístico de Comercialização, uma audiência pública para discutir a importância da família na vida escolar. O evento foi direcionado aos diretores, diretores-adjuntos, coordenadores pedagógicos, professores e alunos que constituem a Rede Municipal de Ensino.

- PUBLICIDADE -

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Pensando nisso, o Ministério Público da Paraíba e a Secretaria Municipal de Educação de Poço Dantas realizaram a audiência Pública objetivando estreitar os laços com as famílias da comunidade.

A mesa diretora foi composta pelo Promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça de Sousa, Dr. Hamilton de Souza Neves Filho, vice-prefeito Mardônio Ferreira, primeira-dama e secretária de assistência social,Antônia Pereira de Queiroz Gurgel, procuradora do Município, Dra. Ericely Cesário Fernandes, advogado Odilon Fernandes da Silva Neto,secretário municipal de Educação,professor Vicente de Almeida Filho, secretária municipal de saúde Claudivânia Baltazar,professor Agripino Almeida, a conselheira tutelar Jaiara Guilherme Xavier e o representante do Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF, Alexandre Lopes.

Participaram do evento a secretária de Administração e Finanças, Claudiana Ferreira Cesário Bernardo, a coordenadora pedagógica, Aline Abrantes Bernardino, a diretora da Escola Municipal Rosa Dias do Nascimento, Terezinha Alexandre de Almeida, a vice-diretora da EMRDN, Mônica Almeida, a professora da Escola Municipal José Pereira de Queiroz do Distrito de Tanques, Maria Eva de Sousa Lira, a professora da Escola Municipal Rosa Dias do Nascimento, Erivalda Paulina Deniz, a ex-vice-prefeita de Uiraúna, professora Beunildes Maria Santiago, professor Marcondes Paulo Bezerra, professor Keyller de Sousa Josias, professora Claudiana Almeida, bibliotecária Cristina Almeida Neta, dentre outros. A participação dos pais foi praticamente irrisória.

Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar dos educandos, por outro os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes.Pais e escola na verdade devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento. Um dos pontos discutidos foi a violência praticada contra professores. A violência não é da unidade escolar, ela é da comunidade que acaba refletindo dentro das escolas. Quando os pais se envolvem na educação dos filhos eles passam a se importar com os problemas da cidade onde moram, porque sabem que aquilo vai refletir no ambiente escolar.

“A participação da família na educação formal dos filhos precisa ser constante e consciente, pois vida familiar e vida escolar se complementam.A família, em consonância com a escola e vice-versa, são peças fundamentais para o pleno desenvolvimento da criança e consequentemente são pilares imprescindíveis no desempenho escolar”, disse a Secretária de Assistência Social, Antônia Pereira de Queiroz Gurgel.

“A ideia central da audiência pública foi no sentido de formalizar um diálogo a família e a escola que formam uma equipe, é uma relação de confiança e responsabilidades distintas, onde cada um precisa fazer o seu papel em prol do bom andamento da vida escolar e futura da criança e do adolescente. É essencial é que escola e família sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que esperam atingir”, disse a professora Erivalda Paulina Diniz.

“Os pais que procuram saber sobre a relação dos filhos com os professores, comportamento em sala de aula, notas e dificuldades nas matérias normalmente estão dispostos a ajudar o professor a vencer os desafios em sala de aula, adotando medidas complementares em casa. Isso, decisivamente, promove uma melhora no desempenho do aluno”, disse a professora Maria Eva de Sousa Lira.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Deixe uma resposta