Destaque 2Paraíba

Governo da PB entrega novos equipamentos aos empreendimentos econômicos solidários

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano/Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes) entregou, nessa quarta-feira (20) novos equipamentos a cinco empreendimentos econômicos solidários do Estado. Nesta etapa estão sendo beneficiados com a doação de 18 triciclos cinco empreendimentos localizados em João Pessoa: Associação dos Trabalhadores de Material Reciclável (Astramare), Cooperativa Acordo Verde, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Clara/São Rafael, Associação dos Catadores do Timbó e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Jacaré. Outros quatro empreendimentos localizados em Campina Grande foram contemplados no mês de dezembro.

- PUBLICIDADE -

A ação tem o objetivo de desenvolver soluções integradas e de sustentabilidade relacionadas ao meio ambiente, alcançar a geração de emprego, renda, dignidade e qualidade de vida dos catadores e catadoras de materiais recicláveis que atuam no Estado. A aquisição contou com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza na Paraíba (Funcep). Inicialmente dez empreendimentos do segmento de resíduos sólidos, localizados nas regiões da Zona da Mata e no Agreste Paraibano, serão contemplados. A previsão para o ano de 2019 é de expandir a distribuição dos triciclos para as demandas oriundas dos empreendimentos localizados nas Regiões do Brejo, Cariri e Sertão paraibano.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, afirmou que a entrega dos equipamentos demonstra preocupação e o compromisso do governador João Azevedo com as políticas públicas de economia solidária, e de resíduos sólidos. “Hoje estamos entregando equipamentos a outras cinco associações, melhorando a qualidade de trabalho e de vida para esses trabalhadores, e vem coroar o que já foi feito pela ex-secretária Cida Ramos. E quero reafirmar que a luta é árdua, precisamos nos unir para fortalecer o movimento da economia solidária, e da segurança alimentar”, ressaltou.

A secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira, destacou a importância dos trabalhadores, trabalhadoras catadoras, agricultores (as), e demais parceiros. “A política da economia solidária é antes de tudo um reconhecimento, e uma manifestação de que essas experiências socioeconômicas são importantes para o desenvolvimento regional e do país”, afirmou, adiantando que o Governo do Estado deverá fazer um aporte ainda maior para aquisição de outros equipamentos e distribuição com todos os segmentos de cooperativas que trabalham com essa parte de resíduos sólidos.

A deputada estadual Cida Ramos comentou que “a entrega destes triciclos representa dignidade e respeito para os trabalhadores, que contribuem com o meio ambiente, que só eles sabem o que é andar em carroças”.

A Sesaes vem desenvolvendo várias ações com o objetivo de fomentar a política de economia solidária no âmbito do Estado, por meio de iniciativas voltadas para o fortalecimento, estruturação e comercialização dos empreendimentos econômicos solidários do segmento dos catadores e catadoras de materiais recicláveis; seguindo os direcionamentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscando a junção com outras Políticas Públicas desenvolvidas pelos órgãos do Governo responsáveis pela inclusão social, produtiva e pelo desenvolvimento humano. As ações executadas por esta secretaria envolvem diretamente 1.800 beneficiários, e outros 5.400 beneficiários atendidos indiretamente.

Deixe uma resposta