Cultura

Praia de Tambaba, na Paraíba, oferece prática naturista

Praia de Tambaba, na Paraíba, reúne prática naturista e paisagem encantadora — Foto: Eduardo Fechine
Praia de Tambaba, na Paraíba, reúne prática naturista e paisagem encantadora — Foto: Eduardo Fechine

Conhecida por ser a primeira praia oficializada como naturista do Nordeste, Tambaba também se classifica com uma das praias mais belas da Paraíba. Localizada no Conde, Litoral Sul do estado, a praia é destino de muitos turistas amantes da tranquilidade e visual encantador.

- PUBLICIDADE -

São as falésias, a água quentinha e o mar com cor de esmeralda que tornam o local atrativo aos visitantes, além dos passeios, vegetação, culinária e o surf praticado no local. A praia, que fica a 35 quilômetros de João Pessoa, faz parte de uma área de proteção ambiental (APA) e é considerada uma das mais limpas da Paraíba.

A praia também possui um coqueiro que nasceu em uma pedra localizada dentro do mar, e se tornou uma das atrações do local, principalmente para quem gosta de fotografar.

Por ser uma praia naturista, Tambaba é dividida em dois lados. O que separa as duas áreas é uma escada que leva os praticantes do naturismo a uma recepção, onde são apresentados às regras do local, dentre elas, a não autorização de tirar fotos.

A reportagem  conversou com Rosana Diniz, moradora do local, que esclareceu que “naturismo não é só o ato de ficar nu, mas também respeitar a natureza e animais fazem parte da prática”, disse. Vale ressaltar que apenas casais e mulheres podem visitar a área onde a nudez é obrigatória.

Coqueiro que nasceu em uma pedra, é atração na praia de Tambaba, na Paraíba — Foto: Eduardo Fechine
Coqueiro que nasceu em uma pedra, é atração na praia de Tambaba, na Paraíba — Foto: Eduardo Fechine

Restaurantes e bares fazem parte da praia e oferecem aos visitantes uma culinária tipicamente nordestina, a base de frutos do mar, além de dispor de mesas e guarda-sóis.

Para quem não quer ficar em nenhum estabelecimento e aproveitar ainda mais de perto a praia, é oferecido o serviço de barraca na praia, que inclui guarda sol, duas cadeiras e uma mesa de apoio com o custo de R$ 20.

Para quem deseja conhecer a praia por completo, o passeio de buggy é a melhor opção disponível para os visitantes. O passeio custa R$ 60 por pessoa e dura cerca de uma hora e meia. Segundo o guia turístico Anthony Lorran, durante o passeio os turistas recebem informações sobre a fundação da praia e significado do nome.

Praia de Tambaba, na Paraíba, oferece prática naturista e paisagem encantadora — Foto: Eduardo Fechine
Praia de Tambaba, na Paraíba, oferece prática naturista e paisagem encantadora — Foto: Eduardo Fechine

Já para quem curte praticar esporte na praia, o surf predomina em Tambaba. Além disso, a praia sedia o único campeonato de surf naturista do mundo, que acontece sempre no dia 7 de setembro. Em 2019, será realizada a 11ª edição do evento.

Praia de Tambaba tem campeonato de surf naturista  — Foto: Roberto Guedes/Secom-PB
Praia de Tambaba tem campeonato de surf naturista — Foto: Roberto Guedes/Secom-PB

É em Tambaba que também acontece o Circuito de Ecoturismo da Costa do Conde, que já é realizado há três anos, sempre nos meses de agosto e setembro. O circuito une cinco categorias do ecoturismo: caminhadas ecológicas, passeios de bike, caiaques, corrida de orientação e passeio de 4×4. Durante os dois meses, em cada fim de semana, é praticada uma atividade diferente.

Segundo o secretário de Turismo do Conde, Aristóteles Souto, durante o período de alta estação, o projeto de conscientização ambiental, “Onda Limpa”, que tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), é intensificado a fim evitar a poluição da praia.

Praia de Tambaba é considerada uma das praias mais belas da Paraíba — Foto: Eduardo Fechine
Praia de Tambaba é considerada uma das praias mais belas da Paraíba — Foto: Eduardo Fechine

Por Natally Domingos*, G1 PB

Deixe uma resposta