Destaque 1Paraíba

VÍDEO: Aesa garante que barragens da Paraíba estão seguras

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas no estado da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, garante que não há riscos de rompimento de barragens na Paraíba. Em entrevista à Rádio Correio Sat 98 FM e TV Correio, nesta quarta-feira (30), ele relembra que a Paraíba “é o único estado que tem um programa de recuperação de barragens permanente com recursos próprios”. Ele diz que, das 462 barragens cadastradas, 45 já foram recuperadas. Assista a entrevista acima.

- PUBLICIDADE -

Segundo Porfírio, 54 barragens no Brasil correm risco de ruptura. Dessas, 45 estão no Nordeste, mas nenhuma na Paraíba. “A Paraíba está fora dessa preocupação que assola a população através do desastre de brumadinho”, garante.

Apesar de não correr nenhum risco, Porfírio diz que as barragens particulares ainda preocupam um pouco, pois, segundo a Politica Nacional de Segurança de Barragem, algumas não precisam de fiscalização. Mas ele assegura que, mesmo diante disso, que a Aesa notifica e regulariza todas as represas.

A afirmação sobre segurança das barragens vai de encontro ao que divulgou a Agência Nacional das Águas (ANA), em novembro de 2018, afirmando que cerca de 400 na Paraíba estão sob risco.

.

Com Portal Correio

Deixe uma resposta