CidadesDestaque 1

Fortes chuvas com ventania provocam destruição em Sousa e outras cidades

Destruição com as chuvas registradas nesta quinta-feira em Sousa, no Sertão – Foto: Radar Sertanejo
Municípios das regiões do Sertão, Alto Sertão e do Cariri da Paraíba tiveram forte registro de chuvas nesta quinta-feira (18). De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a maior precipitação aconteceu na cidade de Sousa, no Sertão, registrando 115,5 mm de chuva, onde choveu 32% a mais do que previa a Aesa para janeiro de 2019.

A chuva em Sousa começou por volta das 21h30 e diversas ruas ficaram alagadas. Segundo os moradores, muros, árvores e fachadas de lojas caíram e até uma caixa d’água foi parar no meio da rua. Além disso, o vento forte destruiu todo o telhado de um prédio da cidade e uma casa que fica ao lado foi atingida. Outro prédio da cidade, onde funcionava uma concessionária, também foi atingido pela chuva e os ventos fortes. Emissora de rádios tradicionais ficaram fora do ar.

- PUBLICIDADE -

A diretora administrativa do Hospital Regional de Sousa, Fabiana Ferreira, informou que faltou energia na unidade de saúde. O gerador do hospital, que já havia sido ligado, foi atingido e danificado por uma árvore que caiu com o impacto da chuva e dos ventos fortes. Alguns pacientes precisaram ser transferidos para um hospital particular e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Muitos outdoors também ficaram destroçados com a ventania em Sousa -Foto: Radar Srtanejo

A chuva com ventos fortes também foram registrados na cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba. Segundo a Aesa, foram 25,4 mm de chuva. Moradores relataram que foram cerca 50 minutos chovendo e que o vidro de um estabelecimento comercial no Centro da cidade acabou caindo, mas ninguém ficou ferido.

Árvores caíram com o impactos das fortes chuvas registradas em municípios da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Árvores caíram com o impactos das fortes chuvas registradas em municípios da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Em Cajazeiras, região que apresenta altas temperaturas, antes da chuva registrada também na noite desta quinta-feira (17), um vendaval derrubou a fachada de um supermercado da cidade, mas também não houve registro de feridos. A Aesa não informou a precipitação.

Raios foram registrados na noite da quitna-feira (17) em Itaporanga, na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Raios foram registrados na noite da quitna-feira (17) em Itaporanga, na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Outros municípios onde houve registro de chuva

  • Santa Cruz, 57 mm
  • Riacho dos Cavalos, 56,5 mm
  • Aguiar, 49.2 mm
  • Catolé do Rocha, 40,9 mm
  • Vista Serrana, 36,5 mm
  • Vieirópolis, 34,4 mm
  • Itaporanga, 33 mm
  • Belém do Brejo do Cruz, 32 mm
  • Marizopolis, 31 mm
  • Nazarezinho, 26,8 mm
  • São José do Brejo do Cruz, 26,5 mm
  • Bom Sucesso, 17,3 mm
  • Cachoeira dos Índios, 16 mm
  • São Domingos do Cariri, 15,8 mm

concessionária teve parte do telhado destruído com as chuvas registradas nesta quinata-feira em Sousa, Sertão da PB — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Conforme previsão da Aesa, as chuvas continuam pelos próximos dias nessas regiões e devem ser registradas, principalmente, no fim de tarde e início da noite. “Em janeiro essas pancadas de chuva são comuns nessas regiões. A combinação da alta temperatura com a alta concentração de umidade faz com que formem essas nuvens ocasionando raios, trovões e ventanias”, disse a meteorologista da Aesa, Marli Bandeira.

Chuvas com ventos fortes derrubaram árvores na quinta-feira (17) em Sousa, no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Chuvas com ventos fortes derrubaram árvores na quinta-feira (17) em Sousa, no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

.

G1 PB com radar Sertanejo

Deixe uma resposta