Cidades

Academia de Artes e Letras é instalada em Cajazeiras

Academia de Artes e Letras é instalada, com definição de patronos e da primeira diretoria.

Uma noite histórica para Cajazeiras! Em assembleia geral, aberta a todos e realizada no Centro Cultural Zé do Norte, foi oficializada ontem a instalação da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), com a definição dos patronos, eleição dos membros e formação da primeira diretoria, que tem à frente, como presidente da entidade, o escritor Francisco Cartaxo (Frassales). O teatrólogo e secretário de Cultura e Turismo do Município, Ubiratan di Assis, será o vice-presidente da Acal.

- PUBLICIDADE -

A assembleia começou com informes e encaminhamentos feitos por Ubiratan di Assis e professor Francelino Soares, que compuseram a mesa. Francelino relatou os encaminhamentos para a criação da Acal, desde quando Edme Tavares propôs sua instalação, ainda nas comemorações do bicentenário do Padre Rolim, até a retomada do processo em maio do ano passado, em reunião realizada na sede da Secult, no Casarão da Epifânio Sobreira.

Alguns informes sobre o estatuto foram passados aos presentes e foi eleita uma comissão para finalizar a sua redação, composta por Francelino Soares, Carlos Gildemar Pontes e Linaldo Guedes. Em seguida, foi iniciada a discussão e eleição dos 40 patronos. Depois, a aclamação dos primeiros membros da Academia, considerados “imortais”.

Por fim, foi eleita, também por aclamação, a primeira diretoria, que ficou composta da seguinte forma: Francisco Cartaxo (presidente), Ubiratan di Assis (vice-presidente), Francelino Soares (primeiro secretário), Linaldo Guedes (segundo secretário), Reudesman Lopes (tesoureiro), Carlos Gildemar Pontes (diretor de Cultura), Lenilson Oliveira (diretor de Comunicação), Aguinaldo Rolim (diretor de Patrimônio e Eventos) e Chagas Amaro, José Antônio de Albuquerque e Constantino Cartaxo (conselho).

Em sua primeira fala como presidente, Frassales agradeceu a participação de todos no processo de criação da Academia, falou sobre os critérios para ingresso na entidade (cada membro terá que fazer um perfil biográfico do seu patrono) e anunciou que a posse coletiva dos integrantes da Acal deverá ser em abril ou maio deste ano.

Eis a relação dos patronos eleitos: Inácio de Sousa Rolim, Alfredo Ricardo do Nascimento (Zé do Norte), Ana Francisca de Albuquerque (Mãe Aninha), Antônio de Sousa, Antônio Assis Costa (Tota Assis), Antônio Joaquim de Couto Cartaxo, Arsênio Rolim Araruna, Crispim Coelho, Cristiano Cartaxo Rolim, Deusdedit de Vasconcelos Leitão, Edme Tavares, Eugênio Pacceli, Francisca Assis de Oliveira (Tetê), Francisco Cartaxo Rolim, Geraldo Ludgero, Gerson Carlos, Gervásio Coelho, Heliodoro de Sousa Pires, Hildebrando Assis, Hildebrando Leal, Inácio Assis, Íracles Brocos Pires, Ivan Bichara Sobreira, João Rolim de Cunha, José Adegildes Bastos, José Pereira, José Tomaz de Albuquerque, Lacy Nogueira, Luís Gualberto de Andrade, Manuel Ferreira de Andrade Júnior, Miguel Arruda, Moisés Sizenando Coelho, Mozart de Sousa Assis, Nazareth Lopes Fereira, Otacílio Dantas Cartaxo, Rivaldo Antônio Santana, Rosilda Cartaxo, Vicente de Freitas, Vitória Bezerra, Zacarias Rolim de Moura.

Deixe uma resposta