Paraíba

Saúde reforça importância da vacina para crianças em idade escolar

Reforçada importância da vacinação para crianças em idade escolar _ Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está reforçando junto aos pais ou responsáveis a importância de manter atualizado o cartão de vacinação das crianças em idade escolar. Além do benefício da prevenção, de acordo com a lei estadual n° 11.139, sancionada em junho do ano passado, é obrigatória a apresentação do cartão de vacina da criança no ato da matrícula nas escolas que oferecem ensino infantil na Paraíba.

- PUBLICIDADE -

No caso do matriculado não possuir cartão, ou não estiver com ele atualizado, o responsável terá o prazo de 30 dias para providenciá-lo junto ao órgão responsável, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar para as devidas providências.

Para a secretária de Saúde, Claudia Veras, a lei é muito importante para reduzir o risco de adoecimento, pois o grupo de crianças de até 2 anos é uma população que sempre adoece no âmbito escolar. “A lei contribui com a questão de saúde, de promoção e prevenção. O fortalecimento de estratégias e a identificação das fragilidades… tudo isso é importante para que a gente continue conseguindo atingir a cobertura vacinal nos 223 municípios da Paraíba”, afirma.

Em 2018, a Paraíba conseguiu atingir a meta em todas as campanhas de vacinação estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A caderneta de vacinação é entregue aos pais no momento do nascimento da criança, nas maternidades públicas.

Deixe uma resposta