Destaque 1Policial

Maternidade de Patos registrou mais de 4 mil partos em 2018

Referência no atendimento à gravidez de alto risco e nos serviços prestados às mulheres de mais de 90 municípios do sertão paraibano, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, registrou, de janeiro a dezembro do ano passado, a realização de 4.077 partos, sendo 2.162 cesáreos e 1.915 normais.

- PUBLICIDADE -

Desde junho de 2013, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, também é Hospital Amigo da Criança, tem um banco de leite de padrão Ouro e fechou o ano de 2018 sem registrar nenhum caso de óbito materno. Em média, a unidade faz 310 partos/mês. Em nenhum mês do ano foi registrado menos de 300 partos mensais. O mês de maior registro de nascimentos foi maio, com 374 e o menor foi junho e dezembro, que registraram 304 partos cada um.

O diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, explica que o atendimento humanizado da unidade prioriza os partos normais, mas muitas das gestantes já chegam à Maternidade com intercorrências que impossibilitam que o parto seja normal. “Priorizamos o parto humanizado e sempre que é possível deixamos a natureza agir sem intervenções externas, mas, por sermos uma unidade de gravidez de alto risco, recebemos muitas gestantes que não são acompanhadas no pré-natal, que chegam com riscos iminentes tanto da própria vida, quando dos bebês, com quadros que impossibilitam a condução de um parto normal, daí esse registro de mais partos cesáreos que normal no ano passado”, justifica o médico.

A Maternidade, além de atender gravidez de alto risco, também disponibiliza mastectomia (retirada da mama) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando a vida das pacientes que não precisam viajar para Campina Grande ou João Pessoa para ter acesso a esse procedimento.

A unidade ainda integra a rede de cardiologia pediátrica, que identifica cardiopatias congênitas, por meio de exames à distância, possibilitando um melhor acompanhamento dos bebês após o nascimento, também tem ambulatórios de microcefalia, que dispõem de uma equipe multidisciplinar, a qual acompanha crianças que nascem com a doença, outro de alto risco para gestantes, que são acompanhadas com maior atenção durante a gestação, reduzindo assim o risco de intercorrências durante o parto e ainda o ambulatório de egressos para recém nascidos prematuros que são acompanhados por pediatras durante o primeiro ano de vida.

Desde 2015, a Maternidade mantém uma sala de parto humanizado onde a gestante dispõe de um espaço especial, equipado com TV, bolas suíças e barras de apoio para exercícios que melhoram a mobilidade pélvica durante o trabalho de parto. Neste espaço, a paciente conta com acompanhamento de uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem. A inclusão da unidade, desde 2014, no programa Rede Cegonha, do governo federal, sendo a única unidade da região habilitada com esse atendimento, também é outro diferencial da maternidade.

“É muito gratificante olhar para os números e dados da unidade que comprovam a nossa qualidade em prestação de serviços e, sobretudo, ver a satisfação de nossas pacientes ao serem atendidas aqui”, reitera o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior. Ele reforça que a unidade atua com o foco de melhorar cada vez mais os serviços, cumprindo o principal objetivo da Maternidade, que é o de humanizar ainda mais o atendimento, salvaguardando dentro das possibilidades o que a Medicina e os recursos técnicos disponibilizam para preservar a saúde das pacientes e de seus bebês.

Deixe uma resposta