Paraíba

Paraíba recebe alerta de chuvas fortes para todo o estado

Paraíba recebe alerta de chuvas para as próximas 24 horas – Foto: Divulgação

A Paraíba tem previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, para as próximas 24 horas em todas as regiões do estado, segundo alerta divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

- PUBLICIDADE -

Segundo o documento, está sendo observada a formação de áreas de instabilidade sobre o estado, associada à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste com proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistemas considerados típicos para esta época do ano.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, foram registradas precipitações de até 90 milímetros de chuvas em algumas cidades. “Dependendo da vulnerabilidade, podem causar estragos, por isso o alerta”, disse.

Além da Aesa, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de ‘perigo potencial’ que vale para a Paraíba e outros estados do Nordeste. O documento aponta para as regiões do Sertão, Seridó e Brejo Paraibano, chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e ventos intensos (40-60 Km/h).

Balanço de chuvas na véspera de Natal

Segundo informações preliminares da Aesa, foram registradas, nesta segunda-feira (24), precipitações consideráveis nas cidades de São Sebastião do Umbuzeiro (99,3 mm), Juazeirinho (89,4 mm), Nova Palmeira (75,8 mm), Mato Grosso (66,5 mm), Brejo do Cruz (54,3 mm), Pedra Lavrada (48,2 mm), Cajazeiras (45,4 mm), Aparecida (44,7 mm), Santa Cruz (42 mm) e Piancó (35,3 mm).

.

Com G1 PB

Deixe uma resposta