Destaque 1Paraíba

Na PB, Sousa a pior no ranking de transparência e Guarabira é a melhor

A Paraíba ficou em 19º lugar na lista da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. A nota, que vai até 10, foi de 7,42. A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017).

- PUBLICIDADE -

No estado, foram avaliadas as 10 maiores cidades. Guarabira foi a melhor colocada, com uma pontuação de 8,51. O último lugar foi de Sousa, com 3,90. Veja o estudo completo aqui.

Transparência
Ranking da transparência na Paraíba (Foto: Reprodução)

As outras cidades da Paraíba que aparecem na lista são: João Pessoa (7,99), Cabedelo (7,63), Sapé (6,99), Campina Grande (6,70), Cajazeiras (6,00), Bayeux (5,76), Patos (5,60) e Santa Rita (5,39).

A EBT – Avaliação 360°, diferentemente das três edições anteriores, traz uma inovação na sua metodologia. A principal diferença é que além da transparência passiva, também foi avaliada a transparência ativa.

Diferença entre transparência passiva e ativa

A transparência ativa é a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, ou seja, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet. Um exemplo de transparência ativa são as seções de acesso à informações dos sites dos órgãos e entidades. Os portais de transparência também são um exemplo disso.

Já a transparência passiva é a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica. Por exemplo, a resposta a pedidos de informação registrados para determinado Ministério, seja por meio do SIC físico do órgão ou pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).

O estado da Paraíba, por exemplo,deixou de divulgar alguns critérios de transparência ativa, tais como: horário de atendimento ao público; consulta para acompanhamento de obras públicas, entre outros. Já no quesito passiva, o estado deixou de atender algumas demandas feitas pelo órgão responsável.

Já a cidade de Sousa, última colocada entre as avaliadas na Paraíba, não divulgou informações como telefone, situação/status de licitação, entre outras. Já na transparência passiva, o Ministério da Transparência encontrou dificuldade nos seguintes pontos: alternativa de envio de pedidos de acesso à informação de forma eletrônica e vários outros apontados.

Situação nacional

Dos 26 estados mais o Distrito Federal, a Paraíba ficou em 19º lugar, com uma nota acima de 7. O primeiro colocado foi o estado de Pernambuco, com 9,40. Seguido por Rio Grande do Sul (9,29) e Distrito Federal (9,15). No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

.

Portal Correio

Deixe uma resposta