Destaque 2Política

Deputado Jeová defende implantação de laboratório de histopatologia e ampliação do teste do pezinho na rede estadual de saúde

O deputado estadual Jeová Campos (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (28), durante o pequeno expediente, para lembrar do empenho dele junto a Secretaria de Saúde e em entendimento com a direção do Hospital Napoleão Laureano, para viabilizar a implantação de um laboratório de histopatologia no Laureano. O parlamentar também destacou a importância da ampliação do teste do pezinho na rede pública de saúde. Essa última proposta é, inclusive, objeto de um Projeto de Lei da autoria de Jeová.

- PUBLICIDADE -

“O laboratório de histopatologia permitirá que a Paraíba passe a ter tecnologia adequada para fazer o que se chama de compatibilidade, para efeito de transplante de órgãos. Atualmente, é feita a coleta aqui na Paraíba, mas a análise do material é feita em um laboratório em Barretos, São Paulo”, destacou o parlamentar. Na semana passada, Jeová conversou com a secretária de Saúde da Paraíba, Claudia Veras, para tratar desta pauta. Ele disse ainda que a sede do futuro laboratório, com mil metros de área, já está sendo construída, em João Pessoa.

Ainda segundo Jeová, para viabilizar o laboratório é preciso que a Comissão tripartite na SID acolha a reivindicação de destinar parte dos exames que hoje são encaminhados para Barretos para serem realizados na Paraíba. “Essa questão é muito positiva e muito promissora e eu acredito que isso será aprovado pelos membros da Comissão”, disse o parlamentar, adiantando que a secretária Cláudia Veras se comprometeu a incluir na pauta da Comissão, em outubro, a apreciação desse pedido de credenciamento do laboratório que funcionará na Paraíba.

Outra questão levantada pelo deputado na sessão desta terça-feira foi a ampliação do teste do pezinho na modalidade ampliada, em toda a rede estadual de saúde. Hoje, segundo Jeová, o teste do pezinho diagnostica apenas nove doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias. “Nós defendemos que essa política pública de saúde seja adotada na rede estadual da Paraíba tanto que temos um Projeto propondo essa ampliação”, finalizou o parlamentar.

Assessoria

Deixe uma resposta