Política

Impugnações a candidatos já somam 37 no TRE-PB; confira

Pelo menos 37 pedidos de impugnação a registros de candidaturas foram apresentados ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) até o final da tarde dessa quarta-feira (22), conforme levantamento divulgado pela Coordenadoria de Registro e Informações Processuais do TRE-PB.

- PUBLICIDADE -

A maioria dos pedidos de impugnações, de autoria do Ministério Público Eleitoral, é motivada pela Lei da Ficha Limpa, por inelegibilidade, mas também há casos da falta de outros requisitos legais para o registro de candidaturas, como quitação eleitoral, não comprovação de desincompatibilização de cargos públicos.

Há pedidos de impugnações contra quatro candidatos a deputado federal pela coligação ‘A Força do Trabalho I’; quatro pedidos de impugnação a candidatos a deputado federal pela coligação ‘A Força do Trabalho II’; três pedidos contra a candidatos a deputados estadual pela coligação ‘Força da Esperança V’; quatro impugnações a candidatos a deputados estaduais da coligação ‘A Força do Trabalho III;  cinco impugnações a candidatos a deputado estadual da ‘Força do Trabalho IV’; dois pedidos de impugnação a um candidato a deputado estadual da ‘Força da Esperança II’.

Também foram movidos pedidos de impugnações a  quatro candidatos a deputado estadual pela coligação ‘ Força da Esperança IV’; nove pedidos de impugnação a candidatos a deputado estadual da ‘Força do Trabalho V’; dois pedidos de impugnação a candidatos a deputado estadual do Patriota; e um ao candidato a primeiro suplente de senador da ‘Força do Trabalho’.

Os pedidos de impugnação estão em fase de tramitação, para a devida apresentação da defesa pelos impugnados, e depois serão julgados pela Corte Eleitoral, cumprindo todos os trâmites legais, do direito ao contraditório e a ampla defesa. A previsão é que todos sejam julgados pelo TRE-PB até 17 de setembro.

Ex-gestores

Dentre os candidatos com pedidos de impugnação estão as ex-prefeitas Euda Fabiana (Patriota) – de Cuité; e Pollyanna Dutra (PSB) – de Pombal; e o ex-prefeito de Monteiro, Carlos Batinga (PSB). Todos concorrem a uma vaga de deputado estadual.

Também constam na relação dos candidatos com pedidos de impugnação o ex-vereador de Campina Grande, Napoleão Maracajá; o ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Mariz; o suplente de deputado estadual Aníbal Marcolino, o deputado estadual Galego de Souza (Jaci Severino de Souza), com dois pedidos de impugnação; o ex-deputado Biu Fernandes; o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, que concorre como suplente de senador de Luiz Couto, entre outros.

*Adriana Rodrigues (Jornal CORREIO)

Deixe uma resposta