CidadesDestaque 1

Procuradora Municipal de São José de Piranhas participa de maratona legislativa do HackFest 2018

Procuradora Municipal de São José de Piranhas participa de maratona legislativa do HackFest 2018, que teve como lema “Por uma Sociedade Politicamente Participativa”.

A Procuradora Municipal de São José de Piranhas, Gisely Sousa, participou da 4ª Edição do HackFest, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto na cidade de João Pessoa – PB.

- PUBLICIDADE -

Durante o evento, doze projetos de combate à corrupção foram premiados e além disso, elaborados pré-projetos de lei que visam a participação social na política e a melhoria de serviços públicos, que foram disponibilizados no Aplicativo “MUDAMOS”.

O projeto apresentado pela Equipe que a Procuradora integrou tem como escopo a implementação de uma “Democracia Digital”, cujo pontapé inicial é a padronização do acesso aos dados abertos.

Segundo a justificativa do projeto, a adoção de uma Política de Dados Abertos permite usar a tecnologia como ferramenta para viabilizar a participação do cidadão na cidade, contribuindo para a construção de um ecossistema eficiente, seguro e transparente que economiza tempo e dinheiro.

Os maratonista destacaram ainda que já existem casos de sucesso, com entidades governamentais fornecendo seus dados em padrões abertos, a exemplo do que é feito pelo Governo Federal através do Portal de Dados Abertos (http://dados.gov.br) e os municípios do Rio de Janeiro através do projeto Data.Rio (http://www.data.rio/) e Campina Grande por meio do seu Observatório Campina (http://www.observacampina.com.br/).

A ideia, segundo o anteprojeto, é trabalhar com uma transparência efetiva, permitindo o desenvolvimento de ferramentas que tornem as informações públicas acessíveis ao cidadão.

Integraram a equipe do Projeto “Democracia Digital” Flaviano Flauber (Desenvolvedor de Software – João Pessoa/PB), Gisely Sousa (Procuradora Municipal – São José de Piranhas/PB), Luana da Silva (Engenheira de Big Data – Florianópolis), Sérgio Feitosa, (Gestor Público, Assessor de Capacitação do Empreender Paraíba – João Pessoa/PB) e Vinícius Santos (graduando de Direito pelo Unipê).

O que é o HackFest?

HACKFEST é um movimento tecnológico cujo propósito se remete ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social.

Apoiado na mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública e seus artefatos buscam na colaboração a concentração de esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas que atuem na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos..

O HackFest 2018 teve como lema “Por uma Sociedade Politicamente Participativa” e foi realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Conselho Nacional do Ministério Público, Ministério Público do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Câmara Municipal de João Pessoa, Universidade Federal de Campina Grande e Laboratório Analytics, contando com o apoio de diversas entidades governamentais e civis que empenhadas na disseminação de uma cultura de integridade no Brasil, como a Transparência Internacional e outras.

O que é o “MUDAMOS”?

Mudamos é um aplicativo que coleta assinaturas eletrônicas em projetos de lei de iniciativa popular, revolucionando a relação entre eleitores e seus representantes.

O aplicativo apresenta diversos anteprojetos de lei de iniciativa popular para assinatura nos níveis municipal, estadual e nacional.
Na prática, ele revoluciona a relação entre eleitores e seus representantes a partir do momento em que ele possibilita a coleta assinaturas eletrônicas em projetos de lei de iniciativa popular e tudo de forma segura e totalmente auditável.

Fontes: Assessoria e divulgação hackfest.com.br e mudamos.org

Deixe uma resposta