Biografia de José Lacerda Neto teve lançamento prestigiado

Por:

Foi lançado na noite desta quarta-feira (25) um livro sobre a vida do ex-vice-governador do Estado e deputado por 44 anos, José Lacerda Neto, pai da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), 1ª secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

O evento aconteceu na Academia Paraibana de Letras (APL) e foi prestigiado por personalidades da Capital paraibana da área política, jurídica, literária e empresarial, tais como o presidente da APL Damião Cavalcanti, que presidiu o evento; os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (MDB); o deputado estadual João Gonçalves (Podemos); e os ex-governadores da Paraíba Wilson Braga e Roberto Paulino e políticos da cidade natal de Zé Lacerda.

Com mais de meio século de vida pública, o advogado de São José de Piranhas José Lacerda Neto passeou entre os cargos de prefeito, de sua terra natal; de vice-governador, na gestão do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), entre 2007 até 2009; e de secretário de Articulação Política do Governo de Ricardo Coutinho até 2013; além do parlamento em 11 legislaturas, de 1972 a 2006. Sua trajetória é retratada no livro “José Lacerda Neto: Um recordista de mandatos (1959/2009)”, assinada pelo historiador José Marconi Gomes Vieira.

“Palmas para José Lacerda Neto, com mais de meio século de vida pública! Palmas para minha grande amiga, a vereadora Raíssa Lacerda, primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara de João Pessoa! Que feitos ainda faltam para os Lacerda? A garra e a competência jamais faltaram nesta família de notáveis”, escreveu o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB), em seus perfis nas redes sociais, lamentando que não pode estar presente ao lançamento.

Onze mandatos em 50 anos de atividade

“Já tinha muita coisa escrita, reportagens e recortes de jornais e já publiquei diversas obras sobre o município de São José de Piranhas, então aproveitei o convite da vereadora Raíssa Lacerda, filha do biografado, para realizar uma homenagem a ele em vida, que depois de dois anos de pesquisa resultou na biografia de José Lacerda Neto”, revelou o autor da obra, que completou: “A história política de José Lacerda é muito rica e se confunde com a história da Assembleia Legislativa, afinal de contas foram 11 mandatos no decorrer dos mais de 50 anos de atividades políticas.

A expectativa do Marconi Gomes é que o livro se torne fonte de consulta esclarecedora para estudantes, professores e pesquisadores em geral da vida política paraibana.

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) afirma que realizou o desejo de fazer uma homenagem à carreira política de seu pai, ainda em vida. “Na realidade Marconi é de São José de Piranhas e lançou um livro sobre a história de meu avô, Antônio Gomes Barbosa, quando ele já havia falecido. Então eu disse: por que não homenagear meu pai em vida. Porque devemos homenagear quem amamos em vida e amo muito meu pai, que é minha inspiração, minha luz, minha vida e meu mestre. Além de ser um homem com uma vida política ilibada com mais de 50 anos de atividades na esfera pública”.

O biografado falou da satisfação de ser homenageado com sua trajetória de vida contada por um historiador que conhece as características de sua terra natal e de toda sua família. “O historiador Marconi foi muito fiel em escrever esta minha biografia. Tudo que está no livro é real, tem fidelidade. No livro está tudo que eu fui em minha vida pública. É um livro sobre a vida de um político que foi prefeito, deputado, 44 anos e vice-governador e que se sente muito feliz honrado com esta homenagem”, revelou.

A obra também abre espaços para reconstituir a trajetória da família Lacerda, com ramificações espalhadas por Portugal e Espanha, seu surgimento até a vinda ao Brasil, traçando uma espécie de árvore genealógica do político José Lacerda Neto.

Notícias relacionadas:

Política
Paraíba
Cidades