Cultura

Socioeducandos do CEA Sousa premiados no concurso de poemas do Centro Cultural Banco do Nordeste

- PUBLICIDADE -

Recitais, lançamento de livros e palestras fizeram parte da programação do Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (CCBNB), durante a última semana de abril. Na IX edição da mostra “Abril para Leitura”, que desta vez homenageou a escritora cearense Ana Miranda e premiou 25 poemas inscritos, entre eles dois de socioeducandos que cumprem medidas no Centro Educacional do Adolescente – CEA.

A Abril para Leitura faz parte da programação anual de eventos culturais produzidos pelo CCBNB Sousa, que se encerra com o lançamento de uma coletânea com os 25 melhores poemas enviados para a Mostra de Poesias. Entre eles estão os poemas de dois socioeducandos da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), que cumprem medidas no CEA em Sousa: História de Vida (L.R.R) e Auto Retrato (P.L.R).

Segundo Maria do Socorro Moura de Magalhães, coordenadora pedagógica da Escola Cidadã Integral Socioeducativa do CEA – Sousa, foram inscritos três poemas de três socioeducandos no concurso de poemas da V edição da Mostra de Poesias Abril para a Leitura,mas apenas dois foram selecionados.O tema foi livre e aceitos todos os estilos poéticos. Os 25 melhores poemas foram publicados em uma coletânea lançada no último sábado (28), no CCBNB Sousa, durante um recital.

“As poesias inscritas e selecionadas foram produzidas em uma das disciplinas eletivas realizadas na Escola, no último semestre de 2017, pelos professores das disciplinas de português e artes com apoio dos demais professores. A eletiva intitulada Literarte trabalhou a escrita, leitura e literatura regional através da arte do cordel, formato escolhido pelos socioeducandos para onde as poesias escritas pelos alunos foram feitas em cordel”, explicou Maria do Socorro.

Para Nadja Souza, diretora do CEA Sousa, a premiação é resultado do trabalho eficiente e responsável que a Escola Cidadã Integral vem desenvolvendo dentro da socioeducação. “São janelas para o futuro se reabrindo. Descobrindo talentos de quem, muitas vezes, não se dá importância da grandeza de uma sabedoria que está embutida no seu interior. Sinto-me orgulhosa de fazer parte desse processo”, disse a diretora.

Durante a solenidade de encerramento da mostra “Abril para Leitura”, o socioeducando P.R.R falou para o público presente e foi bastante aplaudido pelo desempenho no concurso. Já o socioeducando L.R.R. não pode comparecer ao lançamento da coletânea que traz o poema de sua criação, porque havia sido desinternado e a família não pôde levá-lo.

“Esta premiação vai além da alegria pelo sucesso dos nossos meninos, é a confirmação de que todos eles têm muito potencial que precisa ser aproveitado,e que este momento inovador que o nosso Estado propicia, trazendo educação de qualidade em tempo integral para dentro das unidades, pode ser o diferencial para uma transformação de fato efetiva para vida de cada um deles”, finalizou a coordenadora pedagógica do CEA.

Governo da Paraíba

Deixe uma resposta