Cultura

Caretas mantém tradição na Semana Santa em cidades do Alto Sertão

Caretas se divertem na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba (Foto: Cleudismar Firmino).

No Sertão da Paraíba, todos os anos no período da Semana Santa é comum ver vários grupos de caretas dançando e pedindo oferendas nas ruas, para organizar o Judas, boneco que representa o apóstolo que traiu Jesus.

- PUBLICIDADE -

Em Cajazeiras, São José de Piranhas, Sousa, Itaporanga, além de muitas outras cidades e distritos homens de máscaras, chocalhos e também vestidos com roupas esfarrapadas, já percorrem durante esta semana as ruas da cidade e a frase usada é a mesma: “Me dê uma ajudinha, padim”. Essas figuras engraçadas, folclóricas, que dão um colorido especial às ruas, trata-se de uma mistura do sagrado e do profano, tradição que vem sendo cultuada há seculos com pequenas diferenças de acordo com a região.

A roupa dos pedintes é feita artesanalmente e geralmente composta por palhas de bananeira, além da utilização de máscaras.

Entenda

O objetivo dos caretas é coletar gêneros alimentícios, bebida e dinheiro para formar a tradicional brincadeira de malhação do Judas, na noite da sexta-feira, para a madrugada do Domingo de Páscoa, quando os Católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo.

 

Por Ismênia Salviano
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta