Destaque 2Paraíba

Comissão de Meio Ambiente debate uso de energias renováveis no Nordeste

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (13), o Seminário “Mudanças Climáticas e Políticas Públicas para Fontes Renováveis de Energias”, em parceria com o Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (Cersa). O evento aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e teve o objetivo de debater política públicas essenciais para disseminar o uso sustentável das energias renováveis.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o deputado estadual Jeová Campos, a Casa do Povo cumpre o papel socioambiental de abrir a discussão sobre alternativas menos prejudiciais para o futuro do planeta. “O que está se introduzindo nesses debates é que nós precisamos mudar hábitos e consumos, entendendo as necessidades de termos gerações de energias limpas e apoiando atividades como essa, do Cersa, para que se possa apresentar soluções para os problemas ambientais que o mundo vive”, afirmou.

O coordenador-geral do comitê, César Nóbrega, ressaltou que um dos intuitos do seminário é debater os efeitos das mudanças climáticas no semiárido no Nordeste e difundir o uso do conhecimento de energias renováveis na região. “O aquecimento global é uma realidade que vem se agravando ano a ano e que, portanto, se faz necessário medidas urgentes para alterar o modelo produtivo e econômico do país e do mundo”, destacou.

Para o climatologista e professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Alexandre Araújo Costa, a situação do aumento da média de temperatura global é grave, sendo fundamental a conscientização de gestores públicos para a efetivação de ações que evitem danos irreversíveis aos ecossistemas terrestres. “Precisamos garantir iniciativas justas, sem a lógico do lucro de grandes corporações e com a inclusão de igualdade social, dando acesso livre de energia para todos como um bem comum”, explicou.

Também participaram do Seminário o secretário de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), Buba Germano; o secretário executivo de Energia e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Robson Barbosa; a secretária adjunta da Sedam, Pollyana Dutra; o secretário executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Carlos Cavalcanti; e o assessor nacional da Cáritas Brasileira, João Paulo Couto.

Deixe uma resposta