CulturaDestaque 1

VÍDEO: PSCT 2018: IFPB inscreve para 3.355 vagas em 20 campi

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu nessa segunda, 2 de outubro, as inscrições do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT 2018). São 1735 vagas para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 1620 vagas para o técnico subsequente. As vagas do Integrado são para quem está concluindo ou concluiu o Ensino Fundamental, já o subsequente é destinado a quem terminou o Ensino Médio.

- PUBLICIDADE -

Há vagas nos campi Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa, Areia, JP/Mangabeira, Santa Luzia e Soledade. As inscrições são gratuitas.

Os cursos ofertados no PSCT 2018 são: Automação Industrial, Controle Ambiental, Contabilidade, Segurança no Trabalho, Geologia, Agroindústria, Recursos Pesqueiros, Multimídia, Informática, Mineração, Petróleo e Gás, Química, Edificações, Serviços de Restaurante e Bar, Meio Ambiente, Serviços Jurídicos, Transações Imobiliárias, Guia de Turismo, Eletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Secretariado, Mecânica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Eletrônica, Cuidados de Idosos e Agropecuária.

Os detalhes sobre a seleção e as vagas estão nos editais. O edital 110/2017 é específico para as vagas do Integrado em Campina Grande (onde o curso é realizado em três anos); o edital 108/2017 é para as vagas do Integrado nos demais campi, e o edital 109/2017 para o Ensino Técnico Subsequente.

Acesse o link para os Editais e a área de inscrição: https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/processo/1/

As inscrições terminam em 31 de outubro e são feitas online no Portal do Estudante do IFPB. É preciso preencher o formulário eletrônico e questionário socioeconômico. A seleção é feita pela média aritmética das notas do Histórico Escolar e essas informações devem ser anexadas via documentação na inscrição online. O edital detalha que documentos são aceitos e a extensão/tipo de arquivos.

Metade das vagas é reservada para quem estudou o ensino fundamental em rede pública. Nesse grupo, há reserva de 50% para pessoas negras, pardas e indígenas. Dentre os egressos da rede pública de ensino, metade das vagas é reservada para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Em todos os cursos, há cota para pessoas com deficiência e no Campus Sousa para assentados da reforma agrária.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Deixe uma resposta