Cultura

Governo realiza neste sábado etapa do Sertão da III Mostra de Bandas Marciais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza neste sábado (26) a III Copa de Bandas Marciais da Rede Estadual, etapa Sertão, na cidade de Catolé do Rocha. O evento acontecerá na Praça José Sérgio Maia e contará com a participação das 26 cidades da região.

- PUBLICIDADE -

No último sábado (19), foi realizada a etapa do Cariri, na cidade de Prata. O evento teve início às 16h, no ginásio da Escola Estadual Francisco de Assis Gonzaga e contou com as apresentações das bandas marciais das cidades de Campina Grande, Barra de Santa Rosa, Pocinhos, Taperoá, Juazeirinho, Serra Branca, Boqueirão, Sumé, Congo e Prata.

Gerência de Bandas – A Rede Estadual de Ensino da Paraíba conta com 100 bandas marciais escolares em funcionamento em 400 escolas da rede, envolvendo cerca de 7 mil estudantes. As bandas marciais resgatam a tradição dos desfiles cívicos, mas também estimulam o desempenho dos estudantes em sala de aula. Segundo o gerente Júlio Ruffo, para integrar as bandas, os alunos precisam ter notas acima da média.

Para participar das Bandas Marciais Escolares da Rede Estadual de Ensino, o aluno deve estar matriculado em alguma escola da rede no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio e procurar a banda marcial da instituição de ensino. Caso a unidade de ensino não possua banda marcial, o aluno pode procurar a escola mais próxima que possua banda e se inscrever. Não é necessário nenhum conhecimento musical prévio, pois, ao ingressar na banda, o aluno passará por uma iniciação musical e, em seguida, definirá que tipo de instrumento irá tocar.

Deixe uma resposta