Cidades

Agricultor aumenta renda irrigando uva no Sertão

O agricultor trabalha numa área plantada de 0,6 hectare com uvas do tipo Itália e Rubi.

A necessidade de diversificação de suas atividades agrícolas para melhorar a renda familiar, levou o agricultor Hélio José Monteiro, do Sítio Cajuí, no município de Triunfo, no Sertão, a cultivar uva. Inicialmente, era uma observação experimental dos aspectos climáticos da região, mas com os resultados obtidos, ele decidiu continuar com o plantio.
No final deste mês Hélio inicia a colheita da atual safra. Mas ele tem produção por todo o ano devido ao sistema de irrigação utilizado.

- PUBLICIDADE -

O agricultor trabalha numa área plantada de 0,6 hectare com uvas do tipo Itália e Rubi, utilizando o sistema latada de irrigação por gotejamento, usando a mão de obra familiar. Com assessoramento continuado de extensionistas rurais da Emater, o agricultor está satisfeito com o resultado obtido.

Com a experiência de quem morou vários anos em Pernambuco, numa região produtiva de uva, de certa forma já como algum conhecimento, ele também conta com os fatores favoráveis à implantação da cultura encontrados no imóvel, ou seja, terra e água de boa qualidade. Ele é o único produtor que se dedica a esta cultura no município.
Toda a produção de uva é comercializada no município, mas já existe procura de consumidores de cidades vizinhas depois que tomaram conhecimento da boa qualidade do produto. A garantia de mercado, deixou o agricultor ainda mais confiante no sucesso desta atividade.

Mesmo numa região de pouca chuva, o agricultor vem trabalhando com irrigação. Utiliza água de um poço tubular com uma vazão média de 1.800 litros por hora, já sentindo a necessidade de ampliar a área de plantação. O agricultor também trabalha com diversificação de culturas, mas prioriza a produção de feijão também com irrigação, milho em sequeiro e galinhas caipiras.

Segundo o extensionista Leonardo Alves da Silva Filho, o qual acompanha o produtor em todas as etapas desde os primeiros momentos quando este decidiu por cultivar uvas, disse que se trata de um exemplo de produtor acreditando que a região tem um grande potencial de produção não somente de uva, mas igualmente com outras culturas. “O que muitos necessitam é de conhecimento e estímulo para produzir”, disse.

Recentemente o produtor recebeu a visita dos Agrônomos Daladier Marques e José Edson, acompanhados do chefe do escritório regional da Emater em Cajazeiras Edilson Pereira, na companhia do extensionista Leonardo Alves estiveram na comunidade em visita técnica para conhecimento as áreas de plantio de feijão e uva irrigados e troca de saberes e conhecimento com o produtor acumulado em mais de 50 anos de atividade agrícola.

Deixe uma resposta