Cidades

Semana Municipal da Luta Antimanicomial é aberta em São José de Piranhas; CAPS atende mais três cidades

Abertura oficial da V Semana Municipal da Luta Antimanicomial em São José de Piranhas.

A prefeitura de São José de Piranhas, por meio da Secretaria de Saúde e CAPS-I (Centro de Atenção Psicopal Socorro Batista), promoveu, nesta terça-feira (16), a abertura oficial da V Semana Municipal da Luta Antimanicomial, que este ano tem como tema “Mente Democrática – a luta tem que continuar!”. O Caps é regionalizado e atende também as cidades de Carrapateira, Bonito de Santa Fé e Monte Horebe.

- PUBLICIDADE -

Segundo a coordenadora do Caps-I, Neuma Cavalcanti de Figueiredo, o Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, é comemorado no dia 18 de maio e se refere a um processo organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais.

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, pacientes e seus familiares engajados nessa luta defendem que pessoas com transtorno mental têm direito à vida independente e inclusão na comunidade, à avaliação e ao cuidado multidisciplinar. Por isso, as mobilizações nessa data também reivindicam o fechamento dos manicômios, a criação de serviços substitutivo e novas legislações, a implantação de um sistema de saúde mental na rede pública e a defesa da reforma psiquiátrica.

Durante a abertura foi servido um café da manhã e depois houve uma palestra com o professor formado em psicologia, Giordano Bruno, que falou sobre o manicômio e os serviços substitutivos de saúde mental.

Confira mais fotos

Esteve presente no evento, a coordenadora do Caps-I, Neuma Cavalcanti, a secretária de saúde do município, Ana Paula, secretária de cultura, Ernestina, além de subsecretários e outros auxiliares envolvidos nesta luta.

Vale lembrar que a luta antimanicomial está completando 30 anos. Foi instituída no ano de 1987, durante encontro de trabalhadores de saúde mental, em Bauru, São Paulo.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta