Cidades

Mesmo com chuvas, açude de Engenheiro Ávidos atinge 5,1% do volume, pior nível da história

O período chuvoso segue com precipitações quase todos os dias no Alto sertão da Paraíba, mesmo assim, as precipitações não foram suficientes para recarregarem o açude de Engenheiro Ávidos, popularmente chamado de Boqueirão, localizado nos municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas.

- PUBLICIDADE -

De acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), coletadas pelo portal Radar Sertanejo, nesta quarta-feira (13), o principal manancial que abastece a cidade do Padre Rolim chegou ao nível de 5,1% do volume total. Isso representa pouco mais de 12 milhões de metros cúbicos de água.

Por causa do baixo volume, o açude está entre os 43 reservatórios do estado da Paraíba em observação, pela Aesa. A preocupação maior é porque o período chuvoso já caminha para o final e se até o início do mês de maio não chover para fazer uma recarga significativa, Boqueirão de Piranhas corre sério risco de entrar em colapso, como já aconteceu em outras grandes barragens do semiárido nordestino.

Ainda esta semana o Radar Sertanejo vai publicar outra reportagem com o volume hídrico atualizado dos reservatórios de outras cidades do Sertão da Paraíba.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta