Brasil

Obras do Eixo Norte estão previstas para conclusão no 2º semestre

O Eixo Leste vai garantir a segurança hídrica da população da Paraíba e de Pernambuco. (Foto: Reprodução)

O Ministério da Integração informou nesta sexta-feira (17) ao Portal ClickPB que as obras do Eixo Norte da transposição do São Francisco estão previstas para serem concluídas no segundo semestre deste ano. Essa parte da obra abastecerá os municípios da Paraíba, notadamente o Sertão, do Ceará, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

- PUBLICIDADE -

Segundo o ministério, as obras necessárias para passagem da água deste eixo apresentam 94,52% de avanço físico. Em junho de 2016, a Mendes Júnior comunicou ao Ministério da Integração Nacional incapacidade financeira para cumprir os dois contratos celebrados no Projeto São Francisco. A construtora era responsável pela primeira etapa (1N) do Eixo Norte.

A decisão de licitação no modelo de Regime Diferenciado de Contratações (RDC) foi tomada em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU) e Advocacia Geral da União (AGU). As demais etapas (2N e 3N) do eixo estão em ritmo final de construção.

O processo de escolha da empresa que executará as obras remanescentes da Meta 1N do Eixo Norte está em andamento pela Comissão Permanente de Licitação do Ministério da Integração Nacional.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é composto pelos Eixos Norte e Leste. Conforme o ministério, o projeto alcançou 95,50% de execução física, até janeiro de 2016.

O Eixo Leste vai garantir a segurança hídrica da população da Paraíba e de Pernambuco.

A vazão na Paraíba, no entanto, está muito baixa, cerca de 2,2 metros cúbicos por segundo, depois que uma das motobombas apresentou problemas em Pernambuco.

A sexta estação de bombeamento do Eixo Leste (EBV-6) do Projeto de Integração do Rio São Francisco, localizada em Sertânia (PE), está em funcionamento desde o dia 28 de fevereiro. A estrutura é composta por duas motobombas. Mas o ministério confirma que a EBV-6 está operando com uma motobomba apenas.

Segundo o órgão, uma motobomba “possui capacidade para liberar uma vazão de 4,5 m3/s, o equivalente ao volume necessário para atender a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas e suficiente para que a água do rio São Francisco chegue ao reservatório Boqueirão”, diz.]

Com Click PB

Deixe uma resposta