Cidades

Audiência Pública vai debater incentivo à instalação de fábricas em cidades da região metropolitana de Cajazeiras; veja

Audiência Pública vai debater incentivo à instalação de fábricas no Sertão da Paraíba

A recondução do deputado Jeová Campos (PSB) à presidência da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa da Paraíba, que foi instalada nesta quarta-feira (08), significa o reconhecimento da ALPB ao trabalho que foi realizado pelo parlamentar durante seu primeiro mandato (2006/2010), quando também dirigiu a Comissão e também nos dois primeiros anos da atual legislatura. E a primeira ação da Comissão com essa nova formação, que tem Renato Gadelha como vice-presidente, já tem data marcada para acontecer. Trata-se da Audiência Pública que acontece nesta sexta-feira (10), em Cajazeiras, que vai contar com a participação do Secretário Executivo de Estado da Receita, Leonilson Lucena.

- PUBLICIDADE -

Segundo Jeová, o requerimento Nº 6.558, que propôs a realização da Audiência Pública através da Comissão, foi aprovado no dia 03 de fevereiro último. “Antes da Audiência Pública faremos uma visita técnica às fábricas de confecção de Cajazeiras. A ideia é reunir todos os envolvidos no segmento de vestuário da região, a exemplo de empresários, trabalhadores e lideranças políticas locais, para definir um caminho de apoio e incentivo a produção industrial do setor de vestuário”, destaca o parlamentar.

Segundo Jeová, toda aquela região, incluindo as cidade de Cajazeiras, São José de Piranhas, Carrapateira, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus e Monte Horebe tem uma atividade muito forte na comercialização de confecção produzida em estados vizinhos, principalmente, de Pernambuco, mas, lamentavelmente, a Paraíba apesar de seu grande potencial produtivo, se restringe hoje a ser um entreposto de revenda”, afirma o deputado.

Para ele, a ida do secretário da Receita Estadual será importante, já que a ideia é buscar um regime de tributação especial de ICMS para as unidades fabris, a fim de estimular e apoiar a atividade produtiva da confecção naquela região. “É preciso fazer um estudo técnico e criar um sistema diferenciado de apoio a indústria da confecção e essa visita técnica, seguida dos debates na audiência pública, tem o propósito de começar a formatar esse projeto de tornar a Paraíba um centro de produção têxtil”, disse Jeová, lembrando que paralelo a esse projeto, a Secretaria de Educação do Estado, através da Escola Técnica de Cajazeiras, já oferece cursos para formação de mão de obra para esse setor. “A Paraíba precisa ser pensada a partir de suas potencialidades e a Comissão de Desenvolvimento tem esse viés e foco”, finalizou o parlamentar.

 

Radar Sertanejo com paraibaradioblog

Deixe uma resposta