Cidades

São José de Piranhas recebe mais de 700 cisternas em quatro anos

São José de Piranhas, localizado no Alto Sertão do estado, foi o município paraibano mais contemplado com a instalação de Cisternas de Placas do Programa Água para Todos do Governo Federal, no período de 2012 a 2016, conforme levantamento feito pelo portal Radar Sertanejo com dados da Fundação Banco do Brasil.

- PUBLICIDADE -

Somente nesses quatro anos o município recebeu a quantia de 709 cisternas de placas, que foram implantadas em residências da zona rural. O programa tem por objetivo proporcionar o amplo acesso e uso de água para populações que não dispõem desse serviço público essencial. Os reservatórios captam água da chuva para que as famílias possam consumi-la durante o período de estiagem.

Nos últimos quatro anos, a Fundação BB já implantou em toda a Paraíba 8.116 unidades de consumo básico e 1.200 de produção, em parceria com a ASA.

Tecnologia social
As Cisternas de Placas foram certificadas como tecnologia social em 2001 pela Fundação BB, com a finalidade de captar e armazenar água da chuva. Para o consumo das famílias, o sistema utilizado permite o acúmulo de até 16 mil litros, que atende a necessidade de uma família de cinco pessoas pelo período de até oito meses. O equipamento é composto por encanamento simples para recolher água da chuva nos telhados das casas e reservatório no subsolo revestido com placas.

Por Dida Gonçalvces
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta