Cidades

Chuvas dão aporte ao açude da Cagepa, mas volume não chega a 9%

Volume não chega a 9% de água no açude que abastece São José I (Foto: Boni Rodrigues)

As chuvas dos últimos dois meses trouxeram impactos positivos para a agricultura, mas fizeram pouca diferença no açude da Cagepa (São José I) que abastece a cidade de São José de Piranhas.

- PUBLICIDADE -

De acordo com levantamento feito pelo portal Radar Sertanejo, com dados fornecidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), nesta sexta-feira (3), o volume acumulado no manancial, em 2017, atingiu apenas 8,8% de sua capacidade.

O que chegou como recarga ainda não é suficiente para a Cagepa iniciar o bombeamento de água para abastecer a cidade. Para a população restam duas esperanças: aguardar por chuvas para dar aporte ao açude ou esperar pela nova adutora da barragem de Boa Vista, que ainda não tem cronograma com prazo para a conclusão da obra.

Visão atual da “bacia” do açude da Cagepa (Foto: Boni Rodrigues)

Segundo as informações pluviométricas divulgadas pela Aesa, entre os dias 1º de janeiro e 28 de fevereiro, choveu 297,4 mm em São José de Piranhas. E em Monte Horebe, onde fica as nascentes dos riachos que deságuam no açude “São José I”, choveu 282,9 mm. O problema é porque as chuvas são pequenas e espaçosas.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta