Cidades

Radar parabeniza povo piranhense pelos 131 anos de emancipação política

capa-sjp-1O portal de notícias Radar Sertanejo parabeniza o município de São José de Piranhas, que completa 131 anos de emancipação política, neste sábado, dia 24 de setembro. É uma terra cujo povo tem a marca da receptividade, do respeito às suas origens, da inventividade e do trabalho.

- PUBLICIDADE -

Também conhecida como “Princesa dos Montes”, por estar localizada entres serras, a aniversariante do dia encanta os visitantes pelas suas belezas naturais e ruas planejadas, com destaques para a Micaranhas, o maior carnaval fora de época público do interior da Paraíba, e também por abrigar o maior complexo de obras da transposição do Rio São Francisco no Estado, tornando-se o portal de entrada das águas do ‘Velho Chico’, pelo eixo norte.

A cidade é celeiro de talentos das mais variadas áreas. Contribuiu e contribui decisivamente para o desenvolvimento de toda a microrregião. O povo piranhense se sente orgulhoso por ter dado uma importante contribuição à região e ao estado, na política, na cultura e também no setor empresarial.

Entre alguns filhos ilustres estão: Cícero Lucena, que foi senador, governador, ministro e prefeito de João Pessoa. José Cavalcanti, escritor, imortal da Academia Paraibana de Letras, foi prefeito da cidade de Patos e deputado estadual, depois cassado pela Ditadura Militar. José Lacerda Neto, foi deputado estadual por 11 legislaturas e foi vice-governador. Deputado estadual Jeová Campos. Francisco Pereira de Sousa (Testinha), prefeito de Poá-SP. Pedro Bandeira, que ganhou o título de ‘príncipe dos poetas repentistas’, além de outros nomes em vários segmentos.

O município, que teve sua emancipação política em 24 de setembro de 1885, também possui um importante sítio histórico que é a fazenda conhecida como Sítio Pinheira, local onde se deu fatos relacionados ao período do cangaço e a revolução de 30 nos sertões da Paraíba.

Parabéns, São José de Piranhas! Que o teu futuro continue sendo virtuoso. O site Radar Sertanejo também faz parte dessa trajetória por contar, diariamente, parte de sua história cotidiana.

Dida Gonçalves
Bacharel em Comunicação Social pela UFPB
www.radarsertanejo.com

Deixe uma resposta