Cidades

Sem água, São José de Piranhas se prepara para o colapso

caixaEm contato com a equipe do portal Radar sertanejo, nesta terça-feira (13), o Coordenador local da CAGEPA (Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba), Rondynelli Sobral Dias, comentou sobre o nível crítico do volume de água que ainda resta no principal manancial de abastecimento de São José de Piranhas.

- PUBLICIDADE -

Segundo Rondynelli Sobral, a estimativa é de que o abastecimento prossiga por um prazo curto, “Talvez nem vinte dias, pode variar de acordo com o consumo nos próximos dias”, afirmou. As consequências da forte estiagem que já são realidade para os munícipes, deverão se tornar ainda piores nos próximos dias.

O número que expressa o volume de água do açude é cada vez menor, segundo dados levantados pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), atualmente o volume de água armazenada no açude, só representa menos de 3% da capacidade total do reservatório, o pior volume registrado nas últimas décadas.

Sobre o abastecimento
A afirmação de momento é de que o abastecimento não será interrompido enquanto houver volume de água passível de ser bombeada ou até que exista uma solicitação de desligamento da estação, proveniente da direção geral da CAGEPA. Mesmo com a água em qualidade ruim, a paralisação da estação traria transtornos ainda maiores para a população.

Hoje iniciou a instalação dos poços artesianos que foram perfurados na cidade pelo Governo estadual, como uma das medidas paliativas para amenizar o problema da falta de água na cidade. Estiveram presentes o deputado Jeová Campos e o diretor regional da Cagepa, Cleudismar Alexandre.

Por Lucas Santos
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta