Cidades

Açude da Cagepa, em São José de Piranhas, atinge 9,6% do volume

água águaO Açude São José I, popularmente conhecido como Açude da Cagepa, que abastece a cidade de São José de Piranhas, chegou a 9,6% do volume total. Isso representa pouco mais de 165 mil metros cúbicos de água, conforme dados coletados pelo site Radar Sertanejo. O manancial quando está cheio tem capacidade para 3 milhões metros cúbicos de água.

- PUBLICIDADE -

Os novos números atualizados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 1° de junho, pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), e deixa a população da cidade inteira em alerta máximo.

Por causa do baixo volume, o açude atingiu o volume morto e a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) adaptou um novo esquema para captar a água do reservatório, que se chama sistema de captação de flutuante.

Com medo do colapso, muita gente está cavando poços artesianos na cidade. Até o momento a Gerência Regional da Cagepa ainda não se pronunciou sobre a possível instalação da adutora de engate rápido da barragem de Boa Vista, com 12,5 quilômetros de extensão.

A Aesa errou – Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) publicou em seu site que o açude da Cagepa estava com 5,4% do volume total. Na manhã desta quinta-feira (02) reconheceu o erro e informou que o reservatório na verdade têm 9,6% do volume hídrico.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta