Destaque 2Paraíba

Orçamento Democrático Estadual é encerrado com a participação de mais de 4 mil pessoas

OD-JP4 2

- PUBLICIDADE -

O governador Ricardo Coutinho ouviu as reivindicações da população de 14 municípios, que participaram, na tarde deste sábado (28), da última audiência pública do Orçamento Democrático Estadual, ciclo 2016.  Com a participação de mais de 4 mil pessoas, as prioridades mais votadas foram saúde (584 votos), educação (475 votos) e segurança pública (350 votos). A audiência aconteceu na Praça do Povo, do Espaço Cultural, em Tambauzinho.

“É uma satisfação para o governo poder concluir positivamente este processo, após 16 grandes plenárias com a participação maciça do povo. Tudo isso é com a participação da população que vem para a plenária e indica suas prioridades. Mesmo estando, o país, passando por um processo de crise econômica, o povo precisa participar para se combater a política conservadora. Nós precisamos de um país mais justo. Precisamos estar atentos para que cada cidade avance em nosso estado”, disse.

As prioridades eleitas em todas as plenárias subsidiarão as peças orçamentárias do próximo ano, e serão dialogadas na próxima etapa do Ciclo do Orçamento Democrático, que será o Planejamento Democrático, no qual os conselheiros do OD Estadual, junto aos secretários de governo dialogarão sobre as reivindicações eleitas.

O secretário executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, falou da importância da conclusão de mais um ciclo de plenárias. “Hoje estamos fechando mais um ciclo de atividade deste projeto de participação popular que é o Orçamento Democrático. De 2005 a 2011 este instrumento, que foi implantado pelo governador Ricardo Coutinho, vem mudando a realidade da forma de se fazer política na Paraíba, com a participação popular, em prol da mudança e da transformação. Não seria diferente aqui em João Pessoa, onde esse processo se iniciou. Estamos certos de que conseguimos concluir de forma exitosa este ciclo de 16 grandes plenárias”, disse Gilvanildo.

O vice-presidente da Associação dos Moradores do Cidade Verde, em Mangabeira, falou na plenária e agradeceu ao governador pelas 109 ruas drenadas e calçadas no bairro. “Viemos agradecer pelo excelente trabalho que foi feito em nosso bairro e pedimos que o governo nos atenda disponibilizando um serviço de saúde no bairro que carece de atenção”, reivindicou o morador de João Pessoa.

Participaram desta plenária a população dos municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

Estiveram participando também da audiência a vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano, a deputada estadual Estela Bezerra e os deputados Gervásio Maia, João Gonçalves, Hervázio Bezerra e Zé Paulo.

Números da participação – O Governo do Estado implantou o Orçamento Democrático em 2011 e já realizou 95 audiências públicas regionais, até este ano, com a participação de mais de 235 mil pessoas, que dialogaram diretamente com o governador, que esteve presente em praticamente todas as audiências, junto aos dirigentes de órgãos da administração estadual. O ciclo 2016 reuniu a população dos 223 municípios paraibanos e contou com a participação direta de mais de 35 mil pessoas.

Deixe uma resposta