Paraíba

Chuvas terminam no Sertão, mas PB tem 81 açudes críticos

Açudes do Sertão continuam com pouca águaO fim do período chuvoso no Sertão paraibano e o início das chuvas mais intensas na região do Litoral deixam transparecer realidades distintas no estado. No Sertão, o fim do período de chuvas não foi sinônimo de mananciais recarregados, mas de agravamento da situação hídrica em muitos deles. Já no Litoral, as chuvas, mesmo fora de época, deixaram açudes cheios. Ao todo, o estado tem 81 dos 125 mananciais em situação de alerta, com menos de 20% da capacidade, ou crítica, abaixo dos 5% de volume.

- PUBLICIDADE -

No Sertão, a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) considerou as chuvas como dentro da média prevista para o período, mas a situação de três dos quatro maiores reservatórios da região é crítica.

Com capacidade para armazenar 591 milhões de metros cúbicos (m³), o açude de Coremas está com apenas 8,8% do volume; o açude de Mãe D’Água, que tem capacidade para 567,9 milhões de m³, está com apenas 13,9%; e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, tem capacidade para 255 milhões de m³, mas registra apenas 8% do volume, segundo dados da Aesa.

Outros mananciais menores como o Arrojado (1,8%), em Uiraúna; Bastiana (0%), em Teixeira; Cachoeira dos Alves (0,2%), em Itaporanga; Caraibeiras (0%), em Picuí; Carneiro (0%), em Jericó; Engenheiro Arcoverde (3,2%), em Condado; Escondido (0%), em Belém do Brejo do Cruz; e Mucutu (3,2%), em Juazeirinho são exemplos de açudes secos ou a beira do colapso.

Outro açude que também vive situação complicada é o de Boqueirão, em Campina Grande. Segundo a Aesa, o manancial, que tem capacidade para 411,6 milhões de m³ tem atualmente apenas 9,7% de volume. Com isso, a cidade deverá passar por um novo modelo de racionamento nos próximos meses.

“O período mais chuvoso no Sertão começou em fevereiro e termina agora em maio. As chuvas foram dentro da média esperada prevista pela Aesa, mas alguns locais registraram mais chuvas e outros nem tanto. O fim do período chuvoso não quer dizer que não vá chover em outros meses”, contou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.

Chuvas pelo estado

Ainda segundo dados da Aesa, do início do ano até esta semana, João Pessoa acumula 740 mm de chuvas; Coremas acumula 483 mm; Mãe D’Água acumula 372,3 mm; Sousa registrou 523 mm de chuva; e Cajazeiras teve 755 mm. Já a região do açude de Boqueirão registrou apenas 103 mm de chuva em 2016.

Portal Correio

Deixe uma resposta