Cidades

Vereador de Cajazeiras está de olho na água da barragem de Boa Vista

MarcosO vereador cajazeirense Marcos do Riacho do Meio (PT) informou, esta semana, que irá fazer gestões junto ao Ministério da Integração Nacional e a ANA – Agência Nacional de Águas, para que seja viabilizada a liberação de parte da água já acumulada na Barragem de Boa Vista, que segundo as notícias já dispõe de mais de 10 milhões de metros cúbicos, para recarga do Açude de Boqueirão de Piranhas, que abastece a cidade de Cajazeiras e que, até agora, acumulou pouca água.

- PUBLICIDADE -

Segundo o parlamentar a água acumulada na Barragem de Boa Vista se deu em virtude do fato de terem sido barradas as águas do Riacho Tamanduá, principal afluente do Rio Piranhas e que desaguavam no Açude de Engenheiro Ávidos, água esta que pode ser liberada pelo leito natural do rio – “A liberação de parte dessa água, agora, vai evitar desperdício, já que o volume que for liberado chegará em sua quase totalidade ao açude de boqueirão”, argumenta Marcos.

O vereador Marcos do Riacho do Meio argumenta, ainda, que uma recarga de pelo menos cinco milhões de metros cúbicos, no açude de Boqueirão, já daria uma tranquilidade aos cajazeirenses de que teríamos água até o final do ano, quando se espera a chegada das águas do São Francisco.

CelsoSalvação de São José de Piranhas – Já o vereador e professor Celso Gonçalves afirmou ao portal Radar Sertanejo, neste fim de semana, que a água da Barragem de Boa Vista pode ser a salvação para o abastecimento de São José de Piranhas. Com apenas 10% de sua capacidade hídrica, o açude que abastece a cidade está a beira do colapso e a população pode fica sem água daqui a dois meses, caso o reservatório não aumente o volume com as poucas chuvas.

– Água já temos falta agora o governo do estado, por meio da Cagepa, fazer uma adutora urgente para não deixar a população da segunda maior cidade da microrregião sem água. Destacou o vereador piranhense.

A barragem tem capacidade para acumular até 200 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com o Ministério da Integração Nacional a água do Rio São Francisco deve chegar até o fim de 2016.

Radar Sertanejo mais blog do Adjamilton

Deixe uma resposta