Cidades

Nível do açude da Cagepa cai para 14%, diz gerente

nível 2O nível do Açude São José I (conhecido como açude da Cagepa) que abastece a cidade de São José de Piranhas caiu para 14,%. A informação foi confirmada ao site Radar Sertanejo, nesta segunda-feira (15), pelo gerente local da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Rondynelli.

- PUBLICIDADE -

– Por enquanto o sistema de captação ainda opera normalmente, mas se não chover suficiente para aumentar o nível hídrico será necessário colocar a bomba para puxar água do chamado “volume morto” a partir da primeira semana de março. Explicou Rondynelli.

O gerente local do órgão aproveitou para desfazer boatos de que o racionamento passaria a ocorrer também na sexta-feira. “Isso não é verdade, no momento segue como está, somente no sábado de domingo”- afirmou.
Segundo dados fornecidos pelo site da Cagepa, a cidade de São José de Piranhas tem 5.062 ligações de água.

Chuva

Mesmo com as chuvas do mês passado, não foi suficiente para o reservatório acumular água. Houve um pequeno aumento de aproximadamente 20 cm no volume hídrico.

Previsão para os próximos dias

De acordo com o Boletim Meteorológico divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), existe previsão para chuva nos próximos dias, a partir desta terça-feira, dia 16 de fevereiro, no Alto Sertão paraibano. Segundo a meteorologia, haverá pancadas de chuva durante toda a semana.

Resta esperar pela captação de água de chuva mais expressiva na região das nascentes do açude da Cagepa, com as novas precipitações que estão previstas, segundo o Cptec.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta