Brasil

MI capacita representantes de vilas rurais em São José de Piranhas

O Ministério da Integração Nacional (MI) realiza esta semana o curso de capacitação em sustentabilidade para líderes comunitários das famílias reassentadas nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) Irapuá 1 (nesta quarta-feira, 3/2, com o tema “Estruturas Sociais e Unidades Ambientais”) e Irapuá 2 (quinta-feira, 4/2, mesmo assunto), para futuros reassentados. Ambas estão localizadas no município de São José de Piranhas (PB) e serão entregues no primeiro trimestre deste ano.

- PUBLICIDADE -

O objetivo é qualificar a participação dos moradores na discussão sobre o plano de sustentabilidade da vila, a partir do conhecimento da própria realidade.

A capacitação integra um conjunto de ações que visam fortalecer as inter-relações sociais, econômicas e ambientais das famílias que residem na faixa de obra do empreendimento hídrico.

As vilas são condomínios fechados com toda a estrutura como rede de água, esgoto, energia, pavimentação, sede para associação, campo de futebol, quadra poliesportiva e praça.

Sobre as oficinas
Promovidas por meio do Programa Ambiental de Reassentamento das Populações, as oficinas já contemplaram mais de 3 mil pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.

Realizadas em fases e módulos diferenciados, as ações abrangem temas como mobilização, participação social e organização comunitária, produção e sustentabilidade das relações institucionais e implementação de projetos. O objetivo é promover o fortalecimento, o protagonismo e a autonomia das famílias.

Deixe uma resposta