Cidades

Famílias das VPRs de São José de Piranhas e Cajazeiras vão receber R$ 1.320,00 por mês

Famílai da capaAs famílias que receberem as casas para morar nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) de Quixeramobim, Jurema, Irapuá I e Irapuá II no município de São José de Piranhas, além da vila Bartolomeu em Cajazeiras, vão receber um auxílio para ajudar a se estabelecer nas novas unidades no valor de 1,5 Salário mínimo, que totaliza R$ 1.320,00.

- PUBLICIDADE -

O período do benefício pode durar de seis mês a um ano, conforme explicou ao portal Radar Sertanejo, Helena, assistente social do Ministério da Integração que coordena o reassentamento das famílias remanejadas. Até receber a casa cada morador vem recebendo outro benefício para pagar aluguel equiparado ao mesmo valor.

O motivo que fez essas famílias a abandonarem as localidades onde residiam foi a construção de três barragens nesses dois municípios paraibanos como parte das obras de transposição do rio São Francisco, no eixo norte, que tem o bombeamento direto das águas do Velho Chico na cidade de Cabrobó (PE) e constitui um percurso de 260 quilômetros.

Ao todo, 18 vilas produtivas rurais (VPRs) estão sendo construídas ou já foram concluídas pelo MI como parte do programa ambiental de reassentamento das 811 famílias que residem na faixa de obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco – PISF. São elas: Malícia, Uri, Captação, Salão, Retiro, Pilões, Negreiros, Queimada Grande e Junco, em Pernambuco; e Ipê, Vassouras, Descanso e Retiro, no Ceará. Estão previstas ainda, na Paraíba, as vilas Quixeramobim, Jurema, Irapuá I, Irapuá II, Bartolomeu e Lafaiete. A estimativa é que no primeiro semestre de 2016 todas sejam entregues pelo Governo Federal.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta