Cidades

Dez ônibus com cortadores de cana desembarcaram neste domingo

1Pelo menos 10 ônibus lotados com cortadores de cana vindos de São Paulo desembarcaram na rodoviária de São José de Piranhas neste domingo (20). Eles encerraram o trabalho de colheita na terra da garoa e vieram passar as festas de fim de ano com os familiares.

- PUBLICIDADE -

Mais de 500 homens de cidades da região também já chegaram em sua terra natal nesse fim de semana, para a alegria de todos. A maioria é de São José de Piranhas, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e Carrapateira. Também já chegaram em outros ônibus cortadores de Barro-CE, Cajazeiras e Cachoeira dos Índios.

Com a chegada desses homens, a maioria chefes de família, o comércio dessas cidades espera mais dinheiro circulando até o dia 31 de dezembro, com as compras de fim de ano.

Apesar da quantidade, em 2015 o número de pessoas que largaram suas famílias para cortar cana no interior de São Paulo foi bem inferior em relação a anos anteriores, quando, segundo estimativa do sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas, somente este município chegava a enviar uma média de 3 mil cortadores todos os anos.

A explicação para isso é a extinção do corte de cana manual devido à agricultura mecanizada, a geração de emprego nas obras da transposição do Rio São Francisco e a mudança da rota de trabalho. Muitos cortadores da região atualmente tornaram-se vendedores ambulantes e viajam todos os meses para os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. São os conhecidos trabalhadores da furadinha.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta