Cidades

Onze carros-pipa percorrem até 132 km em busca de água para São José de Piranhas

pipeiroComunidades rurais e três distritos do município de São José de Piranhas estão recebendo água potável transportada pela Operação Carro-Pipa, empreendida pelo Exército Brasileiro, em parceira com o Município, captada do reservatório Coremas / Mãe D’água e do açude Piranhas, em Ibiara no Vale do Piancó.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário adjunto da Agricultura do município, Nelson Soares, nove carros-pipa percorrem 132 quilômetros para fazer a captação da água em Coremas e levar para  o abastecimento de água nos distritos de Boa Vista, Piranhas Vela e Bom Jesus. Soares disse ao portal Radar Sertanejo que para este último o percurso é ainda maior, 165 quilômetros, medido pelos “pipeiros”.

Outros dois carros-pipa rodam 90 km para buscar água no Açude Piranhas, localizado no município de Ibiara, e levam para a comunidade do sítio Braga, zona rural de São José de Piranhas. Antes a captação de água pelos pipeiros era feita no açude da Cagepa que abastece a cidade, mas devido à redução do volume hídrico do manancial e temendo pela falta de chuvas, essa distância agora chega a ser de até 165 km. Todos os pipas são usados para abastecer comunidades rurais.

Na cidade, até o momento, o abastecimento segue normalmente. Apenas nos fins de semana falta água nas torneiras devido ao racionamento. Porém, se permanecer a estiagem por mais três meses, a situação vai ficar mais dramática ainda, porque o açude poderá entrar em colapso e a cidade ficar sem água.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta