Cidades

Raio de 5 km terá quatro grandes reservatórios na divisa da PB e CE

Barragem prazeres
Açude de Prazeres (Açude do Estreito) no Ceará distante cerca de 5 km da represa da barragem de Boa Vista na PB. (Foto: Dida Gonçalves / Radar Sertanejo)

Umas das áreas mais secas do semiárido terão em breve, com a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco, quatro grandes reservatórios hídricos que ficarão em um raio de 5 quilômetros apenas na divisa dos estados da Paraíba e Ceará.

- PUBLICIDADE -

Trata-se da barragem de Boa Vista e barragem de Morros no município de São José de Piranhas, reservatório de Caiçara no município de Cajazeiras e o açude de Prazeres, que fica localizado no município de Barro-CE. Todos eles ficam concentrados próximo da divisa entre os dois estados.

Neste domingo a reportagem do Radar Sertanejo visitou o complexo de obras em andamento e constatou a aceleração dos serviços. No canteiro de obras em São José de Piranhas cerca de trezentas máquinas trabalham nas obras. A ponte da estrada que liga Boa Vista ao Ceará na represa da barragem já foi iniciada.

Dos quatro reservatórios acima o maior deles será a barragem de Boa Vista, que tem parede com 880 metros de extensão e 56 metros de altura e capacidade para acumular 215 milhões de metros cúbicos d’água.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta