Cidades

Sujões na mira: Câmara deve aprovar projeto que multa quem jogar lixo em vias públicas

lixo int.Um projeto de lei do vereador,  Celso Gonçalves (PCdoB), que foi arquivado há pelo menos um ano na Câmara de vereadores,  voltou à discussão e pode virar lei municipal. O projeto de lei visa multar a quem jogar lixo em vias públicas.  O documento havia sido engavetado por discordância de parlamentares, mas agora entrou nas  pautas de debates depois que a população pediu punição para quem gera crime ao meio ambiente colocando lixo as margens de estradas, riachos e rios em São José de Piranhas.

- PUBLICIDADE -

Na última sessão o tema foi motivo de debate por cerca de 1h, a maioria dos vereadores é favorável à aprovação do projeto, apenas o vereador,  Clóvis Barbosa (PTdoB), se posicionou contrário à ideia.

O objetivo do autor do projeto de lei,  é conscientizar a população da cidade de São José de Piranhas a descartar o resíduo que produz em local adequado, mantendo assim uma cidade mais limpa e preocupada com o meio ambiente. “Evitaremos que ocorram graves danos ao meio ambiente e à saúde pública, como a proliferação de doenças e obstrução de bueiros, argumentou o autor. capa camara

Um dos pontos mais castigados com descarte de lixo em São José de Piranhas são as margens da PB-400, inclusive um trecho de cerca de 5km  que liga o centro urbano de São José de piranhas a cidade a Monte Horebe, no local (foto acima) há uma grande concentração de lixo jogado à beira da estrada, moradores dizem que o lixo é jogado por moradores da cidade que aproveitam a calada da noite para depositar os descartáveis. No local, onde é depositado o lixo de forma irregular,  quando chove toda a água cai no açude da Cagepa.

No mesmo trecho da estrada, muitos praticantes de caminhadas deixaram de praticar seus exercícios físicos pelo mal cheiro dos resíduos jogados à beira da pista.

Na tarde desta quarta-feira (18), a reportagem do Radar vistoriou o trajeto e viu de perto vários amontoados de lixo no trecho. Na entrada da cidade a prefeitura colocou depósitos de lixo, mas mesmo assim muitos moradores insistem em colocar os resíduos no chão.

Por: Alex Gonçalves 

Deixe uma resposta