Cultura

Com mais de 300 participantes, cavalgada em Bom Jesus foi um sucesso

Bonja capaVindos de diversas cidades da região, centenas de cavaleiros e amazonas prestigiaram a terceira edição da cavalgada “Tropeiros de Aroeira” no último domingo dia 01, segundo estimativa da comissão organizadora aproximadamente 300 cavaleiros e amazonas, compareceram. O ponto de partida foi o distrito de São José, onde foi servido uma reforçada refeição típica deste tipo de esporte, por volta das 9:30 após a benção aos participantes, pelo Pe. Walter Anacleto o percurso de cerca de 6 KM foi iniciado.

- PUBLICIDADE -

Ainda durante o trajeto, duas paradas foram importantes, para que os animais pudessem descansar alguns minutos para a retomada da cavalgada.

Dois aboiadores deram um brilho a mais no evento, o conhecidíssimo Zé Paulino aboiador da cidade de Sousa e Galeguinho aboiador que vem se projetando neste meio, animaram com rimas e toadas que fazem a alegria dos participantes.

Ao chegar à cidade, muitas, crianças, adultos idosos, se aglomeravam como podiam para recepcionar a marcha que tomou as ruas por onde passava. Por mais larga que fosse a rua ficava estreita diante do “batalhão” que relembrava uma profissão, muito importante para transporte de mercadorias enquanto o caminhão ainda não havia chegado por esta região.

Os tropeiros faziam com muito sacrifício o trabalho que hoje é feito nos caminhões, nos lombos de suas tropas de burros, um animal muito resistente e por tanto propício para esta atividade.

No Caso específico de Bom Jesus, além de reviver esta atividade também presente no crescimento de nosso município, esta iniciativa do próprio prefeito Dr. Roberto Bayma, vem cumprindo com o objetivo de seu idealizador, ou seja, o de divulgar nosso município e atrair pessoas dos mais longínquos lugares para nos visitar, atraindo assim investimentos, ou seja, quem não perde as oportunidades de reforçar o orçamento da família, pode ganhar um dinheirinho a mais, com a venda de alimentos, bebidas etc.

Já terminal rodoviário ponto de chegada da cavalgada, foram às homenagens prestadas às pessoas que muito contribuíram para o crescimento de nosso município.

Veja fotos

Após este momento no terminal rodoviário, o forró entrou em cena, e três atrações musicais, Breno Moreira, Forró Mobral e Ale Soares animaram o público que permaneceu até próximo do anoitecer.

A comissão organizadora confirmou para nossa equipe, que todas as expectativas em torno da cavalgada foram superadas.

O secretário Givaldo da agricultura, ao falar com nossa reportagem, destacou a estrutura montada pela prefeitura, para que os participantes e seus animais tivessem a maior assistência possível. Para ele, o apoio do prefeito foi fundamental para o resultado.

E por falar em assistência, uma ambulância, foi disponibilizada pela Dra, Denise Bandeira, para acompanhar todo o trajeto para qualquer eventualidade. Já para Ana Gonçalves secretária de Cultura, a grandiosidade do evento se consolida, pela visão do gestor, em levar o nome de nosso município, para além de nossas fronteiras.

O prefeito Dr. Roberto Bayma, se mostrou contente com as presenças do vice-prefeito Dr. Francisco Filho, dos vereadores secretários, ex-prefeito, prefeitos das cidades de Ipaumirim, Wilson Alves e de cachoeira dos índios Francisco Dantas Ricarte, e principalmente a população que soube recepcionar os visitantes. Ele agradeceu de forma especial a todos que participaram  e a todos que contribuíram para o sucesso do acontecimento e disse que não fosse o apoio dos Bom Jesuenses, ele sozinho não teria conseguido fazer esta grande festa.

Para Bayma, nós temos muitas coisas para serem exploradas, e no campo turístico ele defende que temos condições de aparecer no cenário regional e atrair pessoas, proporcionado uma projeção de nossa querida Bom Jesus.

Redação:Jotha Herre

Fotos: Igo Sampaio e Jotha Herre.

Ascom/PMBJ

Deixe uma resposta