Cultura

Governo promove oficinas de poesia popular em Cajazeiras

declamadorO poeta popular e declamador Iponax Vila Nova ministra, nos dias 13 e 14 de novembro, a oficina “Universo dos Versos”. No primeiro dia, a atividade é realizada em Cajazeiras, no auditório da 9ª Regional da Educação. As inscrições são gratuitas podem ser feitas a partir desta terça-feira (20) e se estendem até o dia 10 do próximo mês. O mesmo cronograma vale para o município de Poço José de Moura, onde a ação acontece no dia 14, no Memorial Zé de Moura.

- PUBLICIDADE -

A carga horária total é de seis horas e a oferta é de 15 vagas em cada município. A ação é promovida pelo Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

No primeiro turno, a oficina tem por objetivo despertar o interesse dos participantes pela poesia popular, mostrando as origens, o surgimento no Brasil, principais expoentes, clássicos consagrados e, sobretudo, as regras básicas desse gênero poético. O ministrante também vai orientar sobre os valores de ritmo e mensagem; a universalidade da poesia regional em suas raízes, diferenças de elaboração e escrita – versos rimados; diferenças métricas – versos soltos, quadra, sextilha, oitava, décima; a adaptação de cada um ao seu estilo de escrever.

No segundo momento, o foco será a declamação. O aluno vai ser orientado para declamar os versos que escrever. A partir daí, serão trabalhados pontos como a expressão corporal (postura e gesticulação), interpretação vocal, técnica de transmitir a emoção do verso à plateia, com as nuances as quais o declamador deve adaptar-se a cada palavra, a cada verso.

Sobre Iponax Vila Nova – Nascido em 24 de março de 1970, na cidade de Cajazeiras, no vale do Rio Piranhas, Sertão paraibano. Atualmente coordenador do projeto “De Repente no Espaço”, realizado pela Funesc, o poeta é um dos maiores conhecedores da poesia popular do Nordeste. Conterrâneo do cantor e poeta Zé do Norte, é filho do Pernambucano Ivanildo Vila Nova (considerado o maior repentista contemporâneo) e de Maria Lêda Borges.

Serviço:

Oficina Universo dos Versos – da construção do verso à declamação

Com Iponax Vila Nova

Cajazeiras – 13 de novembro – 9h as 12h 14h as 17h

Local: Auditório da 9ª Regional da Educação

Inscrições: de 20 de outubro a 10 de novembro na sala do NEC

Poço José de Moura – 14 de novembro – 9h as 12h 14h as 17h

Local: Memorial Zé de Moura

Inscrições: de 20 de outubro a 10 de novembro

Evento gratuito

Deixe uma resposta