CulturaDestaque 2

Dia do professor: Zenildo Oliveira homenageia uma das mais importantes e vitais profissões da sociedade no mundo atual

proffO sousense Zenildo Oliveira (PSD), homenageou os professores nesta quinta-feira, dia 15 de outubro data em que se festeja o Dia do Professor. Para Zenildo a data serve para fazermos uma reflexão sobre os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. “Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis”, reconheceu o sousense.

- PUBLICIDADE -

Apesar de todas as dificuldades e percalços, principalmente em Sousa onde os educadores sofrem com a ausência de um Plano de Cargos e Renumeração decente e trabalham com uma infraestrutura precária, Zenildo é sabedor da importância da carreira de professor, pois, essa oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas que também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Ele lembra que a função do professor não é a de transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

“Você tem um valor grandioso, professor, cumprindo o seu papel de ensinar, de levar conhecimento às pessoas que os terão aplicado e aprendido pelo o resto da vida. O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor, onde estariam os médicos, engenheiros, diplomatas, enfim se não pudesse contar com a sua atuação. Pensando desta maneira fica mais fácil perceber o quanto você é importante, tem valor e precisa cada vez mais ter um lugar de destaque. Agradeço-lhe por tudo, inclusive pela dedicação ao ensinamento, pelo dom que tão bem aplica. A quem tanto faz para o bem da humanidade, os meus parabéns pelo o dia do professor. Continue a dar bons frutos, queridos professores!”, disse Zenildo em homenagem a todos os educadores da Paraíba em especial aos da cidade Sorriso.

Origem da data – A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Assessoria de comunicação

Deixe uma resposta