Cidades

Açude Engenheiro Ávidos chega a 7,8% do volume, diz Aesa na Paraíba

Engeneiro ÁvidosO Açude  Engenheiro Ávidos, que fica localizado nos municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas, chegou a 7,8% do volume total nesta terça-feira (13), segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (Aesa).

- PUBLICIDADE -

O número divulgado é preocupante e se não chover para aumentar o volume, no ano que se aproxima, Cajazeiras pode ter, em pouco tempo, a maior crise hídrica de sua história. Por conta do baixo volume de água, um racionamento ainda mais criterioso do que o atual poderia ser uma medida de segurança para salvar a Terra do Padre Rolim de um possível colapso.

De acordo com levantamento feito pelo portal Radar Sertanejo, com dados emitidos pela AESA-PB, o volume total do Açude Engenheiro Ávidos registrado nesta terça-feira é de 19,9 milhões de metros cúbicos, sendo que a capacidade total do reservatório é de 255 milhões de metros cúbicos de água.

volumeE a situação dos mananciais que abastecem as cidades da região do Alto Sertão é cada vez mais alarmante. Muitos já entraram em colapso e outros já secaram para piorar a situação. E de acordo com as análises meteorológicas não há previsão de um ano chuvoso em 2016. Mas, como para o sertanejo a esperança é a última que morre, resta esperar pelo menos mais quatro meses para que a solução venha do céu, em forma de chuva.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Reveja vídeo sobre a situação do açude

Vídeo gravado há dois anos para mostrar as ruínas da antiga cidade de São José de Piranhas que ficou coberta pelas águas do açude Engenheiro Ávidos.

Deixe uma resposta