Cidades

Maior reservatório de água de Bonito de Santa Fé entra em estado de observação

AÇUDE BARTOLOMEU I
Açude entrou na lista de observação divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba.

Com a crise hídrica que atinge a maior parte dos reservatórios d’água do Estado monitorados pela AESA, o açude Bartolomeu situado no município de Bonito de Santa Fé, entrou na ‘lista negra’ de observação divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba.

- PUBLICIDADE -

De acordo com dados atualizados neste dia 5 de outubro, o açude que tem capacidade máxima para armazenar 17,5 milhões de m³ de água, hoje está com apenas 3,4 milhões de m³ d’água, segundo levantamento feito pelo portal Radar Sertanejo, com dados da AESA. Isso em volume de água representa pouco mais de 19% da capacidade do manancial.

Com a seca atual, corre o risco de piorar a situação caso ocorra mais um ano de estiagem. Mesmo com a situação crítica do açude, nossa reportagem conferiu ‘in loco’ plantações de capim sendo regada com água do Bartolomeu.

Atualmente na Paraíba existe 46 reservatórios em situação crítica, com menos de 5% do seu volume total. Outros 36 estão em observação, porque chegaram ao nível menor que 20% do volume total, entre eles o açude Bartolomeu que abastece a cidade de Bonito de Santa Fé.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta