Maior reservatório de água de Bonito de Santa Fé entra em estado de observação

Por:
AÇUDE BARTOLOMEU I

Açude entrou na lista de observação divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba.

Com a crise hídrica que atinge a maior parte dos reservatórios d’água do Estado monitorados pela AESA, o açude Bartolomeu situado no município de Bonito de Santa Fé, entrou na ‘lista negra’ de observação divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba.

De acordo com dados atualizados neste dia 5 de outubro, o açude que tem capacidade máxima para armazenar 17,5 milhões de m³ de água, hoje está com apenas 3,4 milhões de m³ d’água, segundo levantamento feito pelo portal Radar Sertanejo, com dados da AESA. Isso em volume de água representa pouco mais de 19% da capacidade do manancial.

Com a seca atual, corre o risco de piorar a situação caso ocorra mais um ano de estiagem. Mesmo com a situação crítica do açude, nossa reportagem conferiu ‘in loco’ plantações de capim sendo regada com água do Bartolomeu.

Atualmente na Paraíba existe 46 reservatórios em situação crítica, com menos de 5% do seu volume total. Outros 36 estão em observação, porque chegaram ao nível menor que 20% do volume total, entre eles o açude Bartolomeu que abastece a cidade de Bonito de Santa Fé.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Notícias relacionadas:

Paraíba
Paraíba
Cotidiano