CidadesDestaque 2

Cidade do Sertão da Paraíba representa Brasil em Assembleia da ONU, nos EUA

cidade do sertãoA cidade Pombal, no Sertão paraibano, vai representar os municípios brasileiros na 70º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, no Estados Unidos, na sexta-feira (25). A cidade paraibana foi escolhida pela ONU porque foi a que chegou mais próximo de atingir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) entre os mais de 5 mil municípios do Brasil.

- PUBLICIDADE -

Os ODM surgiram em 2000 após 191 países assinarem a Declaração do Milênio das Nações Unidas. Os objetivos são: reduzir a pobreza, atingir o ensino básico universal, a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna, combater o HIV, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Representando Pombal, a prefeita Pollyana Dutra viajou para os Estados Unidos já na quarta-feira (23). Em uma reunião nesta sexta-feira, serão apresentadas as formas adotadas pela gestão da prefeitura para municipalizar e conseguir cumprir a maioria dos indicadores sociais.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pombal, uma das primeiras iniciativas para cumprir os objetivos foi promover cursos de capacitação para beneficiários do programa Bolsa Família. A partir disso, várias famílias foram saindo das condições de vulnerabilidade. Em 2013, 200 pessoas entregaram os cartões do programa.

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Valeska Bandeira, diz que as pessoas foram se sensibilizando. “No momento em que a pessoa é qualificada, a renda da família aumenta, ele sai de condição de vulnerabilidade. Então é incentivado que ele devolva o cartão para que o Governo Federal reloque esse benefício”, diz.

Por causa das capacitações, várias pessoas foram investindo no seu próprio negócio com o apoio da prefeitura. De acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empreendedores mais que dobrou na cidade. Em 2013, Pombal tinha 283 microempreendedores individuais. No ano seguinte, o número passou para 736.

A cidade também se destaca na educação. A escola municipal Matilde de Castro Bandeira conquistou a terceira colocação na Prova Brasil na Paraíba em 2013. Nos anos de 2011 e 2013, o colégio se sobressaiu e ficou acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

G1 PB

Deixe uma resposta